Planta de Casa Para Terreno Pequeno

Como vocês já devem saber, um terreno pequeno limita bastante quando pensamos em criar uma planta de casa, mas, ele não é um fator determinante da obra.

Afinal, já existem casas e apartamentos entre de 40 metros quadrados e ninguém nunca reclamou do espaço, contanto que ele fosse bem distribuído.

Sendo assim, o que queremos dizer com isso é que: por mais que seu terreno seja pequeno, tem sempre alguma coisa que dá pra fazer com ele.

Basta ter um pouco de criatividade sobrando.

Dessa maneira, antes de pensar duas vezes em fazer desse terreno sua casa ou, de repente, um ponto comercial, por que não damos uma chance a alguns critérios?

Vamos entender até que ponto o terreno é considerado pequeno, o que fazer para aproveitar melhor o espaço nesses casos e como transformar em uma casa esse ambiente.

Terreno Pequeno: quais as definições?

carra em terreno pequeno (1)
Planta de Casa Para Terreno Pequeno (Foto: Reprodução Lar, Doce Lar)

Uma das maiores dúvidas na hora de criar as plantas de casas são em relação ao terreno. É difícil colocar no papel e esboçar o que se quer se baseando num tamanho pré-definido.

Não se preocupe. Você não é o único com esse problema.

Pra piorar, comentários chatos como “esse terreno é muito pequeno” ou “você não tem o suficiente pra construir” estão sempre aparecendo, feito carma.

Ainda, pra se ter uma ideia, geralmente, os autores desses comentários idealizam terrenos enormes ou pelo menos duas ou três vezes maiores que o seu.

E o pior ainda? Eles não têm ideia do que fazer com tudo isso e acabam misturando projetos e fazendo bagunça. É de dar nos nervos!

Por isso, hoje a melhor dica do dia é: não se preocupe com o espaço. É o que você faz com ele que faz toda a diferença.

O quanto pode ser considerado ideal pra construir?

Responder essa pergunta é um pouco difícil porque… não existe padrão. Você pode ter casas de todos os tamanhos, sem exceção.

Existem até repúblicas que criam ambientes em que cada aluno recebe um espaço de 5 m² e precisam viver com isso pelo resto da estadia.

Por que não reclamam tanto assim? Porque, geralmente, esses ambientes estão mobiliados e bem construídos com propriedade, de modo que não falte nada a ninguém.

Por isso, sem neuras em relação ao tamanho. Nesse caso, ele não é documento.

Se o terreno vai servir para você ou não, tudo depende do seu propósito.

Quero construir uma casa. Terreno pequeno é problema? O que considero?

Primeiro, acho que seu ponto é querer entender se seu terreno é o suficiente para construir uma casa, certo?

Se você acompanha o blog, deve ter visto alguns exemplos e muitas postagens sobre esboços e plantas de casas.

Esse ponto é importantíssimo pra entender se seu terreno é o suficiente pra você ou não, já que depende do que você quer ter dentro dele.

Vamos imaginar que você queira uma casa com dois quartos, uma garagem, sala de estar, cozinha e pelo menos um banheiro no corredor.

Depois de maquinar o que você quer e passar pra planta manual, está na hora de ir para os programas e jogar no páreo pra ver se você tem espaço pra tudo isso ou não.

Considere, além da planta da casa, que é necessário deixar uma área de recuo de um metro e meio nas laterais e entre 4 e 5 metros na frente e atrás, caso você queira um quintal ou um jardim, por exemplo.

Se em seu projeto couber as áreas de recuo laterais e pelo menos uma frontal ou traseira, seu terreno é o suficiente e, para maximizar suas opções, pode precisar ir atrás de um arquiteto.

É possível ter uma casa grande num terreno pequeno?

 

projeto de casa grande em terreno pequeno
Planta de Casa Para Terreno Pequeno (Foto: Reprodução 3D WareHouse)

Apesar de ser paradoxal, não é não. Basta delimitar bem as áreas de uso comum e saber aproveitar cada oportunidade ao máximo.

Por isso, mais uma vez, daremos enfoque ao profissional Arquiteto, para te ajudar a tirar só a nata do seu projeto.

Mas, para o caso de você ainda estar pensando um pouco sobre a possibilidade de construir em ambientes pequenos, vamos deixar algumas plantas de exemplo aqui pra te ajudar a se decidir e inspirar.

Na dúvida, não deixe de mandar comentários para conversamos mais um pouco sobre o assunto e resolver sua curiosidade.

Exemplos de Plantas de Casas

7,5 x 17 m

 

planta de casa para terreno pequeno (1)
Planta de Casa Para Terreno Pequeno (Foto: Reprodução SóProjetos)

Nossa primeira opção é de uma planta térrea com 2 quartos, sendo 1 suíte, com garagem, cozinha, área de serviço e sala de estar/jantar, o que totaliza 74,55m² de residência.

6 x 16,5 m

 

planta de casa sobrado para terreno pequeno (1)
Planta de Casa Para Terreno Pequeno (Foto: Reprodução Sobrado Caxias)

E, estreitando um pouco mais as coisas, nossa segunda opção é de um sobrado com dois andares e bastante espaço distribuído em 3 quartos, sendo 1 suíte com varanda, áreas de circulação, cozinha, lavanderia, sala de estar, sala de jantar, banheiro e varanda.

Vai querer ver exemplos de terrenos menores? Mande um oi e ficaremos felizes em criar um conteúdo de relevância pra você!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.