Como fazer plantas de casas? Aprenda um passo a passo

Todo mundo nutre o desejo de ter uma casa. Possuir um imóvel próprio tem uma série incontável de vantagens e benefícios. Imaginamos por horas todos os detalhes de como gostaríamos que nossa casa fosse, quantos cômodos queremos, qual o estilo de arquitetura e assim por diante. Se queremos realizar esse sonho na prática, precisamos aprender como fazer plantas de casas.

Como fazer plantas de casas
Como fazer plantas de casas

Como fazer plantas de casas

Aprender como fazer plantas de casas possui uma utilidade e importância tremenda. Se você não tem condições financeiras de pagar um arquiteto ou engenheiro ou simplesmente prefere fazer tudo de forma mais autônoma,  saber como fazer plantas de casas é mais do que um desejo: é simplesmente uma necessidade.

Se você vai contratar um engenheiro e/ou um arquiteto, mesmo que eles se responsabilizem por elaborar a planta, saber como fazer uma é interessante para que você monitore o trabalho deles com um maior conhecimento de causa e evite que haja “enrolações” e “enganações”. Uma outra situação ainda é quando você esboça como quer uma planta, a nível de rascunho e entrega para mostrar ao engenheiro e/ou arquiteto como você quer a sua residência.

Passo a Passo para fazer planta de casa

Nesse artigo nós te mostraremos um passo a passo de como fazer plantas de casas. Preste atenção na leitura e tome nota das dicas e passos!

1. Utilize um software especializado, preferencialmente de 3D

Para dar início ao desenho da casa, a melhor opção é adquirir um software de desenho técnico, como o Auto CAD, o FloorPlanner, HomeStyler, entre outros.

Esses programas são voltados para a construção de desenhos técnicos. Os dois últimos são voltados especificamente para a a confecção de plantas de casas.

2. Inicie a planta de casa partindo da base

A primeira etapa para quem quer ter como fazer plantas de casas é começar elaborando a base da mesma. Em outras palavras, você precisa determinar qual será o tamanho dela.

Para atingir essa meta, você necessitará das medidas corretas e precisas do seu terreno e igualmente do tamanho de casa que deseja construir.

3. Elabore um plano no papel

Antes que você efetivamente comece a transferir todo o desenho para o seu computador, você deve efetuar um esboço da casa no papel mesmo.

Pegue uma folha de sulfite e uma caneta ou lápis e comece a criar o seu projeto de planta nela. Faça uma descrição o mais detalhada possível de quantos e quais cômodos gostaria.

4. Transfira o desenho para o software de design

Depois que você já finalizou todo o projeto da planta, agora é a hora de passar esse desenho para o software de design escolhido. Preencha os respectivos campos com todas as descrições contidas em seu esboço e as medidas em questão.

5. Acrescente a mobília

Após você ter inserido no programa cada um dos cômodos, agora você poderá fazer uma espécie de simulação, colocando todos os móveis postos em cada espaço da planta. Dessa maneira, você poderá ter uma ideia aproximada de qual será o aspecto estético da sua futura casa.

6. Teste a opção de piso

Nessa etapa você adicionará a opção de piso selecionada, a fim de saber se ele está realmente combinando ou não com os cômodos da sua residência.

7. Espaços adicionais e planta de sobrado

Se você deseja algum espaço a mais em sua casa, como área de lazer, garagem, enfim, qualquer outro cômodo além do essencial, para ter um desenho mais completo, basta alimentar o programa com essa informação. Se a casa que você deseja construir é um sobrado, então necessita desenhar uma segunda planta ao lado.

Veja abaixo vídeo que ensina você a criar sua própria planta:

Aprender como fazer plantas de casas não é difícil. A questão é que necessita de um considerável grau de detalhamento. Com paciência e perseveração, você será capaz de elaborar excelentes plantas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *