Quanto custa para um engenheiro fazer uma planta de casa?

Saber quanto custa para um engenheiro fazer uma planta de casa é o primeiro passo para organizar as finanças da casa nova. Afinal, começar uma obra é algo complexo, que requer muita organização e preparo para que tudo saia da melhor forma possível, não é mesmo? Por isso, trouxemos algumas informações que poderão lhe ajudar nessa empreitada.

Porém, de antemão já podemos lhe dizer que não existe um valor “fechado” para o engenheiro cobrar, afinal, tudo depende do projeto que você deseja fazer, a cidade, o tamanho, etc. Sendo assim, considere que as informações que você encontrar aqui são apenas para você ter uma base. O ideal é que você converse com alguns profissionais da sua cidade para coletar informações mais precisas acerca dos valores, certo? Assim você poderá ter ainda mais fidedignidade nos resultados. 😉

Dito isso, veja agora o valor aproximado dos custos para a legalização do imóvel no cartório (antes de fazer o projeto) e o valor cobrado, em média, por um engenheiro:

quanto custa para um engenheiro fazer uma planta de casa

Investimento no cartório de imóveis

Antes de qualquer coisa, você deverá pagar uma taxa no cartório de imóveis para que seja gerada a matrícula do imóvel e, posteriormente, o projeto seja seguido. Cada cartório e cada cidade pode cobrar um valor distinto, embora a média seja de, aproximadamente, R$50,00. Confirme esse valor em sua cidade antes de começar o seu projeto, ok? Prefira manter tudo em dia desde o começo, a fim de evitar qualquer tipo de dor de cabeça mais tarde.

Valor cobrado por um engenheiro

Agora, se você quer saber quanto custa para um engenheiro fazer uma planta de casa, vale ressaltarmos que muitas coisas devem ser levadas em conta. Às vezes, a própria experiência do profissional pode impactar no valor que será cobrado.

De qualquer forma, podemos dizer que uma média de valor cobrado pelo engenheiro é de R$40,00 por metro quadrado do projeto. Sendo assim, dependendo do tamanho do seu projeto, você já poderá analisar quanto, aproximadamente, isso custará para você.

Vale ressaltar que os valores podem ser diferentes aqui e na sua cidade. Por isso é fundamental fazer uma pesquisa antecipadamente, a fim de não se deparar com valores que saiam dos seus planos. Da mesma maneira, sugerimos que você sempre procure mais de um profissional, avaliando a experiência, o prazo de entrega e o custo-benefício que determinados valores poderão gerar.

quanto custa para um engenheiro fazer uma planta de casa

Nesta etapa de planejamento é preciso ter muita paciência. Não basta saber quanto custa para um engenheiro fazer uma planta de casa, é preciso ficar atento a todos os outros custos envolvidos com a obra. Assim você garante que nada saia dos “trilhos” e você consiga manter um fluxo de gastos mais condizente ao que você deseja para o seu novo lar.

Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado a ter um pouco mais de clareza quanto aos valores cobrados pelo engenheiro na hora de fazer a planta da casa e que isso lhe ajude a se organizar melhor. Qualquer dúvida ou sugestão, não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.