Planta baixa de casas: 10 modelos incríveis para inspirar

Para uma construção é essencial que você tenha uma planta baixa de casas. Elas mostram todo o passo a passo do seu projeto, desde as dimensões até os materiais que serão utilizados e como serão utilizados.

A planta baixa é na verdade a visão do ambiente de cima, sem o telhado. Ela não dá a visualização das paredes, nem dos detalhes os objetos. O interesse mesmo é poder reconhecer os tamanhos e espaços.

Planta baixa de casas

A planta baixa de casas diferentes também serve para que o mestre de obras consiga observar alguns detalhes importantes no meio da obra. Através dela é possível ver o desenho do piso, a localização de paredes e pilastras e até questões como a planta hidráulica e elétrica.

Para construir uma planta é preciso primeiro que espaço ondo o imóvel vai ser construído seja todo medido. Isso porque a planta é feita em dimensões reais, com substituição de medidas proporcionais.

Isso é fundamental para que a construção e/ou a reforma seja feita da forma correta, de acordo com o que o profissional de arquitetura fez. Isso influencia não só na questão de espaço, mas na questão estrutural também. É como um mapa.

A importância de planta baixa de casas

Como já mencionamos ela serve como um mapa. O normal é que seja essa a planta que vai parar na mão de quem de fato vai construir o imóvel. Ela que vai direcionar todos os passos e a as decisões que precisarão tomadas.

Para a construção de uma casa existem várias plantas baixas de casas diferentes, cada uma com uma atribuição. Tem a planta baixa para construção de parede e contra piso, a planta para piso, para gesso, iluminação, parte elétrica, hidráulica e tudo o mais que houver no seu projeto.

Ter um bom arquiteto é essencial

Esse é um tipo de serviço que não pode ser feito por qualquer pessoa, não. Somente um arquiteto poderá produzir uma planta baixa de casa. Isso é muito importante! Para quem não entende, parece somente um monte de desenho simples que qualquer um pode fazer.

Esse é um grande engano! Não é a toa que esse profissional passa cerca de 5 anos em uma faculdade. A construção de uma casa é coisa séria. Se houver alguma medida errada, ou uma formação de estrutura que não esteja segura, preparar o terreno que aguente toda a base da casa, acidentes podem acontecer e isso pode implicar na vida tanto dos profissionais, quanto dos moradores da casa.

Além disso, há uma outra questão importante. A Prefeitura só concede alvará para obras que tenham um responsável técnico. Ou seja, além de correr o risco de fazer uma construção que cause perigo a quem estiver por perto, você não terá a licença necessária para que ela esteja em pé.

Olha o tamanho do prejuízo e da dor de cabeça que você terá! Não faça isso. A melhor forma de conseguir planta baixa de casas é por meio de um arquiteto que já tenha experiência e o conhecimento necessário para isso.

Planta baixa de casas

Para te ajudar a compreender um pouco sobre esse termo, resolvemos colocar no nosso texto alguns modelos de planta baixa de casas diferentes. Independente de tamanho, de ser sobrado ou até da complexidade do projeto, a planta é essencial.

Você poderá ver plantas de diferentes tipos e tamanhos, onde é possível perceber o quanto o bom planejamento faz toda a diferença. Observe abaixo inclusive para saber se há alguma característica que você pode aproveitar para o seu projeto.

Essa é uma dica importante: se você vai construir uma casa pesquise muito antes. Quanto mais você conhecer modelos diferentes, mais chances terá de ter uma casa bonita, aconchegante e funcional.

Observe:


baixa2 baixa3 baixa4 baixa5 baixa6

E aí, o que achou? Espero que além de ter entendido a importância de uma planta baixa de casas diferentes, você tenha tido algumas inspirações!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.