Dicas para preparar terreno para construir um sobrado

Preparar o terreno para construir um sobrado é fundamental para que a construção ocorra sem problemas e siga o cronograma definido previamente, além de garantir a segurança dos trabalhadores e dos futuros moradores.

preparação de terreno
Dicas para preparar terreno para construir um sobrado (Foto: Pixabay)

Escolher o terreno ideal, definir o orçamento, contratar um arquiteto para elaborar o projeto, contratar mão de obra qualificada e comprar os materiais de construção são apenas alguns dos passos para começar uma obra do zero.

Outra etapa muito importante, que precisa ser realizada antes mesmo do início da obra, é a preparação do terreno, que vai deixar o lote pronto para o trabalho dos profissionais contratados para erguer a edificação.

A importância da preparação

Preparar um terreno para construção envolve uma série de procedimentos, como a limpeza do local, a análise do solo e movimentação da terra, com o objetivo de deixar a área plana e limpa, pronta para receber a obra.

preparação de terreno
A preparação começa com a limpeza do terreno (Foto: Pixabay)

Não é necessário ter o alvará da construção para realizar a preparação do lote, mas é essencial estar com o projeto arquitetônico finalizado, já que o trabalho do topógrafo se baseia nas informações contidas nele, em relação aos níveis e tamanhos do futuro sobrado.

Se você tem dúvidas sobre o procedimento não deixe de conferir as dicas para preparar terreno para construir um sobrado que vamos apresentar a seguir!

Principais etapas

Conheça as principais etapas da preparação de terreno para construção:

Limpeza do terreno

O trabalho começa com a retirada da camada de vegetação superficial (mato, pequenos arbustos, plantas) e árvores (é preciso autorização da Prefeitura). Essa fase inclui também a limpeza de materiais como restos de demolição, pedras, cupinzeiros e entulhos em geral.

Terraplanagem

Na sequência, é a vez da terraplanagem, cujo objetivo é transformar o terreno em uma área plana (platô), seguindo o tamanho e a altura definidos no projeto. Esse trabalho pode incluir escavação e retirada de camadas de terra e a construção de muros de arrimo, para evitar deslizamentos.

Sondagem

Logo após vem a sondagem do solo, que nada mais é do que analisar as características do solo do terreno, por meio da extração de amostras, retiradas através de perfurações. As partes retiradas são analisadas em laboratório e as informações ajudam a compor os cálculos das fundações.

preparação de terreno
O topógrafo realiza boa parte das tarefas (Foto: Pixabay)

Rebaixamento do lençol freático

Se o aquífero estiver próximo à superfície é preciso fazer o rebaixamento do lençol freático antes do início da obra, com a instalação de bombas de sucção.

Retirada e descarte do entulho

Entulho acumulado na calçada pode render multa. Por isso, é preciso alugar caçambas para depositar o entulho gerado durante a preparação, e verificar como é feito o descarte pela empresa, pois o descarte incorreto também está sujeito a sanções.

Empresas especializadas na preparação de terrenos

A última das dicas para preparar terreno para construir um sobrado é contratar uma empresa especializada em preparar terrenos, para realizar todos os procedimentos citados. Assim, fica mais fácil garantir a segurança e a qualidade da obra.

Você pode contratar uma empresa para cada etapa ou fechar contrato com uma que realize todos os procedimentos. Faça vários orçamentos e dê preferência a profissionais bem recomendados.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *