Como Fazer Plantas de Casas Grátis

Todo projeto de construção deve ter um ponto de partida. Nesse caso, as plantas de casas se sobressaem entre aqueles dispostos a fazer de tudo para transformar um sonho em realidade.

Por isso, logo depois de decidir construir a própria residência, a sua próxima missão deve ser determinar fatores como:

  • Dimensões ou tamanho do ambiente;
  • Quantidade de quartos ou banheiros que planeja ter (se suíte ou não);
  • Distribuir o espaço (qual o tamanho da sua cozinha ou da sua sala de estar?);
  • Se vai ter ou não garagem;
  • Se a lavanderia vai ser dentro de casa, imitando um apartamento, ou nos fundos acoplado a um quintal; ou
  • Presença de varanda ou não e etc.

Como já deu para perceber, existem muitas coisas a se colocar na ponta do lápis antes de pensar em levantar a sua casa.

Por isso, para te ajudar no processo, separamos algumas dicas importantes na hora de fazer suas plantas de casas e vamos deixar, de brinde, alguns exemplos de sites bacanas pra te ajudar.

Pronto pra abrir seus horizontes e, quem sabe, redescobrir seu tipo de casa ideal? Vamos lá!

O que eu preciso saber antes de criar as plantas de casa?

planta de casa
Como Fazer Plantas de Casa Grátis (Foto: Reprodução Monte Sua Casa)

Primeiramente, antes de mais nada, é preciso visualizar o que você quer.

Apesar de parecer um passo bobo, esse é muito importante é o que vai servir de base para te guiar no espaço que você tem disponível para fazer as coisas.

Pergunte-se coisas do tipo:

  • Eu quero um primeiro andar?
  • O que seria ideal ter em casa?
  • Posso distribuir o espaço o suficiente pra montar um quintal, jardim ou ambiente de lazer?

Feito isso, provavelmente você já deverá ter uma noção daquilo que você quer pra casa dos seus sonhos. Agora, vem a parte da distribuição e o que se considerar na hora de criar a planta de casa.

Escolha seu terreno com cuidado

A depender da conformidade do terreno, algumas plantas se tornam inviáveis e alguns projetos ficam no papel.

Por isso, é muito importante conhecer o terreno onde você pretende construir e estabelecer quais são suas vantagens e desvantagens frente à sua construção.

Dê preferência por terrenos aplainados e próximos a outras casas. Caso esteja construindo num condomínio, informações importantes como a mensalidade devem ser tiradas a limpo.

Não é incomum que aconteçam vendas e você fique com o saldo restante pra pagar.

Caso nenhum desses seja seu caso, vá até a prefeitura. Solicite detalhes sobre a área e descubra qual o tipo de construção permitida ali e não se esqueça de perguntar se o espaço não faz parte de reserva ambiental está em processo de desapropriação.

Atente para questões de documentação

Em relação à construção de imóveis, cada cidade tem suas próprias regras. No entanto, mesmo com a planta em mãos, é preciso ir atrás da documentação necessária para começar a construir.

Sendo assim, depois de concluída sua planta, busque por alvarás de obra e se informe na prefeitura onde seu terreno é sediado do que você precisa para começar e finalizar.

Afinal, um dos processos burocráticos ligados à construções consideradas ilegais é a demolição e eu duvido muito que você queira ver seu dinheiro investido jogado no lixo.

Planeje bem, principalmente as plantas de casas

Todo e qualquer grande projeto na vida requer planejamento. Com a casa dos seus sonhos, não poderia ser diferente.

Aqui você deve decidir o que você quer.

Se você alguém debilitado na família, dificilmente vai querer um primeiro andar.

Coisas como batentes na entrada, rampas e degraus devem ser discutidos logo de cara. Sendo assim, é essencial que você não se esqueça desses detalhes para incluir na planta.

O ideal é fazer um cronograma bem detalhado, em que você descreve os serviços, os prazos, os materiais necessários, a mão de obra e os gastos referentes a cada etapa.

Depois disso, esse cronograma pode sofrer adaptações de acordo o progresso da obra ou recursos disponíveis.

Pesquise o mercado

Nada é mais frustrante do que comprar algo extremamente caro e depois dar de cara com uma promoção ou uma liquidação do mesmo produto por um valor mais baixo.

Por isso, não meça esforços e saia procurando de loja em loja os preços que cabem no seu bolso, logo depois de cotar o material que será utilizado.

Caso você não queira ter a dor de cabeça, pode sempre contar com uma mão de obra especializada e contratar uma empreiteira.

Você ainda terá acesso à criação da planta e poderá fazer exigências ao longo do processo.

Certo, discutido isso, agora, como faço as plantas de casas grátis?

planta de casa gratis
Como Fazer Plantas de Casa Grátis (Foto: Reprodução Total Construção)

Bom, para isso, depois de tudo em mente e discutido todo o processo que vem junto com a obra, não existem muitos segredos.

Pela internet existem sites importantes que podem te ajudar a criar a casa dos seus sonhos, mas, caso você decida por contratar uma empreiteira, além de modelos disponíveis, vai dar de cara com adaptações e, talvez, até mesmo possa criar com eles seu plano de casa ideal.

Use o 3Dream

site 3dream
Como Fazer Plantas de Casa Grátis (Foto: Reprodução)

Mesmo inglês, o site é totalmente online e gratuito e tem ferramentas úteis o suficiente para te ajudar a criar a casa dos seus sonhos de modo fácil e rápido.

É só criar um cadastro e começar a construir sua casa. Aqui, detalhes como teto e cores de parede podem ser escolhidos, o que ajuda muito a construir a visão que você tem da sua casa.

Móveis e decoração também podem ser colocados e você, praticamente, consegue uma versão final do processo.

Na opção gratuita, o 3Dream é limitado a apenas dois projetos, 25 fotos e apenas 10% do catálogo de objetos. Já na Premium, você pode ter acesso a tudo. Fica a dica.

Plantas de casas gratuitas com o RoomStyler

site roomstyler
Como Fazer Plantas de Casa Grátis (Foto: Reprodução)

Por outro lado, o RoomStyler pode ser um site mais completo pra você. São milhares de opções disponíveis para você montar os ambientes que desejar.

O site é bem simples e fácil de usar, mas, é necessário criar uma conta. Feito isso, você pode ter acesso a quantas fotos quiser e visualizar sua cada em 3D.

Por fim, que tal apostar no AutoDesk HomeStyler?

site autoderk homestyle
Como Fazer Plantas de Casa Grátis (Foto: Reprodução)

E, por fim, nossa terceira e última recomendação é um dos programas mais completos para a criação de plantas de casas online.

O programa só requer um cadastro e muito fácil de usar. Além disso, ele é 100% gratuito e você pode começar a criar sua planta a partir de modelos adaptados, caso esteja perdido.

O site também oferece centenas de objetos e móveis para você inserir na decoração e, depois de tudo pronto, ainda é possível tirar fotos dos ambientes e visualizá-los em 3D.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *