Quem Faz Plantas de Casas? Engenheiro ou Arquiteto?

Apesar de parecer um pouco óbvio, a dúvida entre o engenheiro ou arquiteto persiste, já que eles fazem trabalhos semelhantes e atuam em cima das Plantas de Casas.

Mas, pra te ajudar a entender, vamos começar dizendo sobre o que cada um faz e onde ele poderia estar inserido no seu projeto.

Afinal, sendo esse o foco do blog, a planta você já sabe fazer ou, pelo menos, já deve ter tentado de alguma forma.

No entanto, o projeto em si precisa de mão profissional e não tem nada pior do que sair como um cego em tiroteio atrás de informações importantes que deveriam ter sido dadas com antecedência.

Sendo assim, vamos bater um papo bacana sobre a importância desses profissionais já que, em alguns casos, você não pode precisar apenas de um, mas, dos dois.

Engenheiro ou Arquiteto? Quais as Competências?

engenheiro e arquiteto
Quem Faz Plantas de Casas? Engenheiro ou Arquiteto? (Foto: Reprodução Pixabay)

Tanto o Arquiteto quanto o Engenheiro são profissionais muito importantes caso você pense em planejar a sua casa, criar algo importante e econômico e, finalmente, sair do papel.

Entretanto, é comum que suas atribuições não sejam tão claras e as pessoas acabem confundindo os serviços que ambos os profissionais ofertam.

Em termos legais, tanto um quanto o outro podem atuar em sistemas de edificação, contanto que se responsabilizem pelos projetos, execução e fiscalização das obras.

No entanto, cada profissional se especializa numa área diferente dentro da obra, o que agiliza bastante o serviço.

Mas, como nem todos conseguem optar pelos dois profissionais, a procura se torna um pouco desleal e mais massante, já que fica difícil escolher um deles pra trabalhar.

Por isso, pra te ajudar, vamos colocar isso de forma simples. Conheçamos os dois profissionais primeiro.

Para que Serve o Arquiteto no Meu Projeto?

De um ponto de vista simples, o Arquiteto entra no seu projeto pra te ajudar a entender o que você quer.

É ele que vai pegar todas as suas ideias, entender o que você espera conseguir com elas e te apresentar opções de acordo com suas necessidades e preferências.

Na prática, ele que começa o estudo e a elaboração do seu projeto criteriosamente, seguindo padrões responsáveis.

A planta que ele desenvolve aproveita melhor os espaços e vem com ideias de paisagismo, pra tirar o melhor de iluminação, ventilação e insolação nos cômodos da casa.

Além disso, ele também estuda o terreno e também determina os melhores tipos revestimento a serem utilizados nos pisos, paredes e forros.

O objetivo dele é pensar em medidas que garantam conforto e qualidade de vida para os moradores da casa.

E onde entra o Engenheiro?

Por outro lado, o Engenheiro é o famoso “pau pra toda obra” e está mais interessado em fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto.

Geralmente, ele é responsável pela construção em si.

É ele que avalia a real qualidade do terreno que você adquiriu e define tipo de fundação e estruturas que podem ser utilizadas na obra.

Normalmente, também é ele que lida com a parte burocrática pós-entrega também, como:

  • Instalações elétricas;
  • Instalações sanitárias; e
  • Sistemas hidráulicos.

Mas, o ideal mesmo é que, antes de acertar alguma coisa, você converse sobre o que mais ele pode fazer por você.

Ué, Então Qual é o Melhor? Um Engenheiro ou Arquiteto?

qual a melhor escolha entre engenheiro e arquiteto
Quem Faz Plantas de Casas? Engenheiro ou Arquiteto? (Foto: Reprodução Pixabay)

Embora Engenheiro ou Arquiteto trabalhem em rotinas semelhantes, como já deu pra perceber, eles não têm foco na mesma coisa.

Enquanto o Engenheiro trabalha para transformar sua planta realidade, o Arquiteto faz o possível para indicar melhorias e criar um melhor ambiente pra você e sua família.

Sem retirar o mérito desses profissionais, o ideal mesmo era contratar os dois.

Primeiro, você discutiria com o Arquiteto sobre o seu plano e o faria criar melhorias para aproveitar melhor o espaço e evitar problemas de calor ou frio excessivo, ou algo do tipo, a depender da sua região.

E só depois, na hora de construir de verdade, que você iria atrás de um Engenheiro Civil para trabalhar em cima da planta e tirar o melhor do que foi proposto com toda a técnica que ele já conhece.

No entanto, geralmente isso é muito difícil de se conseguir, já que o custo envolvido na contratação dos dois profissionais pode acabar sendo um pouco excessivo.

Sendo assim, se seu plano é só construir a casa dos seus sonhos com conforto, opte pelo arquiteto. Ele vai te dar melhor direcionamento e pode acompanhar sua obra.

Mas, se você tem pressa ou pequenos detalhes não incomodam tanto assim, vá atrás de um Engenheiro Civil, para que ele possa dar continuidade e previsões da conclusão do seu sonho.

Tudo explicadinho? Ficou alguma dúvida?

Se houver qualquer outra coisa, não deixe de mandar um comentário!

Boa realização do sonho!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.