Quanto custa contratar um engenheiro para projetar sua casa?

Quanto custa contratar um engenheiro? Esta é uma das dúvidas mais básicas de quem está iniciando algum projeto residencial pela primeira vez. Este é um mundo que pode ser assustador para quem não tem experiência alguma. Afinal, o desconhecimento gera insegurança. No entanto, vamos te ajudar e deixar as coisas mais claras. Acompanhe o texto.

Quanto custa contratar um engenheiro

Para quem está buscando entender quanto custa contratar um engenheiro, antes de mais nada, é importante que fique claro: tudo depende de uma série de critérios. Ou seja, não existe uma tabela pronta ou pré-definida que irá guiar todos os tipos de obra. É claro que existe coerência, mas cada obra é única.

Quanto custa contratar um engenheiro

E levando em consideração que cada obra é única, nós indicamos que você sempre negocie diretamente com mais de um profissional. Assim conseguirá entender um pouco mais no terreno que está pisando e fazer as devidas comparações. No entanto, para que tenha uma ideia, separamos alguns critérios adotados na hora de fazer a cobrança. Acompanhe.

Por diária

Uma das formas de entender quanto custa contratar um engenheiro para projetar a casa, é saber que pode ser cobrado por diária. Mas, como assim por diária? Dependendo da obra, a contratação do profissional pode ocorrer de maneira menos constante. Ou seja, em determinados dias o engenheiro poderá visitar a obra ou trabalhar no projeto.

Esta diária irá variar de profissional para profissional, e você encontrará valores em uma média a partir de R$ 500,00. No entanto, não é regra. Há profissionais que poderão cobrar mais ou menos. Inclusive, adotar outras formas de cobrar pela diária, como por exemplo, um salário mínimo.

Por projeto

Uma das formas mais comuns de um engenheiro cobrar, é por projeto. Ou seja, você apresentará a sua ideia para ele e ele fará um estudo para lhe passar um orçamento. Há profissionais que irão cobrar cerca de R$ 7.000,00 para elaborar um projeto completo. Alguns irão incluir visitas, outros não.

Vale lembrar que este valor não é fixo. Para uma obra menor e com muito menos burocracias e estudos, poderão ter valores menores. E quanto mais complexo for a sua ideia, maior será o valor a ser cobrado. Por isso, você deverá ter ideia do quanto está disposto a investir para que não surjam surpresas.

Por porcentagem da obra

Quanto custa contratar um engenheiro por porcentagem da obra? Talvez você não saiba, mas sim, é possível fazer a cobrança do serviço com base no preço dos materiais da obra. Girando em torno de 15% dos materiais da obra, o profissional poderá executar este tipo de ação.

Recomendamos que você sempre negocie qualquer contratação. Para uma obra grande com volume grande financeiro, é muito provável que você consiga algum tipo de amortização. Mas claro, isto não é uma regra e todos se reservam no direito de aplicar as próprias políticas de cobrança.

Por visita pontual ou assessoria

Esta forma de cobrança se assemelha muito com a diária. Um engenheiro poderá cobrar por uma visita única ou mesmo uma assessoria pontual. Muitas vezes o projeto já está pronto e tudo que você precisa é de algum tipo de ajuda técnica e, nestes casos, esta seria a forma ideal de cobrança.

Explique sua ideia e faça orçamentos

Não há uma fórmula pronta para entender quanto custa contratar um engenheiro para construção da sua casa. Tudo que você precisa fazer é ter ideia das bases e, desta forma, correr atrás de orçamentos de diversos profissionais. Faça isso para ter um comparativo e entender a média do que está sendo cobrado.

Vale lembrar que não necessariamente o profissional mais barato é o pior. Tampouco, o mais caro o melhor. Por isso, entenda sua obra, veja o perfil e o portfólio do engenheiro e boa sorte.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.