Plantas para Casas de Fundo

Casas de Fundo nem sempre são bem vistas pela população em geral e, normalmente, estão associadas a moradas conjuntas.

Geralmente, elas se tornam uma alternativa para pessoas com pouco orçamento disponível ou, ainda, famílias que queiram aproveitar algum espaço comercialmente falando.

Mas, o que muita gente não sabe é que esse tipo de modelo é bem procurado aqui no Brasil e é possível reproduzi-lo com algumas vantagens a mais.

Que vantagens, você se pergunta? Se você partir do conceito de que não existe vergonha alguma em criar uma casa de fundo, você vai conseguir começar a entender nosso raciocínio.

Vamos conhecer agora esse tipo de obra inexplorada e dar uma chance pra quem realmente quer fazer de um espaço seu lar.

Conhecendo as Casas de Fundo

Pra quem desconhece ou não está familiarizado, o conceito de “Casa de Fundo” é, literalmente, a construção de uma casa nos fundos da sua ou de terceiros.

Essa casa pode imitar plantas do tipo barracão ou simplesmente ser um quarto adicional disponibilizado a parte da casa, seja para moradia ou depósito.

Mas, apesar de “fundo” ser empregado na frase, ela não precisa necessariamente ser construída no quintal, mas, também na lateral ou frente, de acordo com a necessidade exigida e a conformidade do terreno.

Além disso, essas estruturas geralmente não recebem acabamento, o que as deixam ser uma opção bem econômica.

Isso quer dizer que “levantar um espaço” já poderia ser considerado como ter uma “casa de fundo”. Sendo assim, é comum que esse tipo de estrutura não receba lajeamento ou pintura, por exemplo.

Dessa maneira é que ela se comercializa e as pessoas que, de acordo com a necessidade se tornam inquilinas, acabam terminando um serviço ou dois por você.

Digamos que tudo não passa de uma troca de favores: você oferta o teto e o inquilino completa com o faltante se achar necessário para sua estadia.

Deu pra ter uma visão geral da coisa?

Mas, como dissemos anteriormente, esse tipo de casa é considerada “precária”, “incompleta” ou, ainda, “inviável” para muitas pessoas… isso até considerarem o balanço de vantagens e desvantagens.

Vantagens e Desvantagens

Uma dos principais benefícios – ou não – para quem consegue adquirir uma casa de fundo é a privacidade.

Por ser um pouco mais “atrás”, nem todas as pessoas te visitam e, no máximo, você teria que conviver com outras pessoas dando opinião no seu barulho, como em qualquer outra vizinhança.

E falando em barulho, pelos “fundos” serem praticamente dentro de uma casa, ele é mais reduzido ainda. Além de você não ter acesso a barulhos de vias públicas, segue um rigoroso protocolo de ambientação.

Em relação ao custo, como já explicado até aqui, ele é bem menor quando se leva em consideração fatores como construção e localização.

Então se torna uma alternativa para quem está começando a vida ou um casal de jovens e seu primeiro filho que ainda pensam em se aventurar mundo a fora.

Mas, como desvantagem, talvez a garagem possa ser um problema, já que é compartilhada ou inexistente na maior parte das vezes.

E, por fim, nosso último problema seria em relação ao tamanho do lugar, já que geralmente não existe espaço disponível o suficiente para criar uma casa tão grande quanto a principal.

Sendo assim, por via de regra, casas nesse modelo são bem menores e mal comportam até três ou quatro pessoas. Por isso, fica a dica para se considerar apenas em casos extremos se você tiver uma família grande.

Plantas para Casas de Fundo

Já que entendemos como tudo funciona até aqui e o que esperar de uma construção de casas de fundo, vamos para as plantas pra que você possa entender um pouco melhor.

Primeiramente, pra que você possa ter uma ideia, procurar por “casas de fundo” no Google pode não te render tantos frutos.

A busca é por “plantas de edículas” que, praticamente, tratam de espaços menores propícios para esse tipo de construção que pode comportar entre 1 e 2 quartos, no máximo.

 

edicola com quarto

Plantas para Casas de Fundo (Foto: Reprodução Tudo Construção)

Como dá pra notar, elas seguem um padrão simples e, ainda assim, tentam acertar no conforto. Por isso, não é incomum encontrar algumas plantas com varanda ou quintal.

edicula com varanda

Plantas para Casas de Fundo (Foto: Reprodução Tudo Construção)

Outra coisa importante pra se considerar é que, mais uma vez, nem sempre “casas de fundo” realmente queiram significar isso.

A planta acima foi projetada como um primeiro andar ou terraço, mas, suas dimensões a enquadram como uma casa de fundo.

casas de fundo com 2 quartos

Plantas para Casas de Fundo (Foto: Reprodução Tudo Construção)

Para os dois quartos, a coisa pode ficar um pouco apertada e o banheiro pode se dividir, como mostrado nos exemplos acima e abaixo.

É comum que não exista tanta divisão de cômodos pelo espaço, mas, é uma coisa que varia de terreno pra terreno e, muitos, optam pela exclusão de um ou outro cômodo pra ganhar mais espaço livre para transitar na casa.

casas de fundo 2 quartos

Plantas para Casas de Fundo (Foto: Reprodução Tudo Construção)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *