Plantas de geminados: 4 opções para inspirar

Geminados nada mais são do que projetos de casas na qual uma casa é construída imediatamente ao lado de uma outra. Essas casas dividem o lote onde estão localizadas de forma proporcional, ou seja, elas ocupam exatamente o mesmo espaço no terreno. As plantas dos geminados evidenciam que essas casas possuem uma arquitetura simétrica, na qual a sua estrutura é compartilhada entre as respectivas unidades, o telhado e também a alvenaria, possuindo então a mesma organização em seu interior, porém em um sentido invertido.

Abordaremos nesse artigo as vantagens dos geminados e também mostraremos 4 opções lindas e diferentes de plantas de geminados para você se inspirar. Boa leitura!

As vantagens dos geminados

Em tempos anteriores, era mais comum vermos os geminados presentes em condomínios fechados. No entanto, na época atual, a cada dia que passa é mais fácil encontrarmos os geminados espalhados por diversos cantos da cidade. Muitas as construções geminadas encontradas nesses ambientes urbanos não apresentam apenas duas, mas muito mais casas, chegando até a encontrar-se 7,8 casas geminadas compartilhando o mesmo lote.

Uma primeira vantagem que podemos citar a respeito dos geminados é que ele é o estilo de projeto perfeito para quem tem vontade de construir a sua própria casa, mas conseguir obter uma renda extra vendendo ou mesmo alugando o segundo imóvel. Se assim desejar, pode também simplesmente construir a casa geminada para vender ou alugar todas para poder viver de rendas.

Outra vantagem importante a respeito dos geminados é que todo o processo de elaboração da obra acaba sendo muito mais vantajoso, devido ao fato de estrutura de todos os imóveis situados no lote possuírem uma estrutura compartilhada, além de deterem instalações direcionadas, tornando assim muito mais viável suprir as demandas de ambas as casas.

A casa geminada promove um maior aproveitamento do terreno. Ao invés de construir uma casa e deixar lá um espaço ocioso sobrando, esse terreno é mais bem aproveitado. Levando-se em conta todos os fatores supra citados, isso torna ainda mais evidente uma vantagem clara dessa modalidade de construção, que são os custos mais baratos.

Modelos de Plantas de geminados

Vamos mostrar abaixo 4 opções incríveis de plantas de geminados para você construir.

  1. Modelo de 4 sobrados geminados

Esse modelo de planta de geminados é no estilo sobrado, no qual mostraremos a planta mais abaixo para que você possa seguir como modelo. Ele consiste em quatro sobrados.

 

Observe que o espaço do terreno foi aproveitando o máximo possível, porque os sobrados são de proporções reduzidas, mas são confortáveis e atrativos. Para aqueles que apreciam e estão buscando por um local menor, poderá escolher um sobrado geminado.

2. Geminado no estilo Belford Roxo

O geminado Belford Roxo tem uma estrutura bastante completa. A planta desse geminado é detentora de uma extensão de área que fica abaixo dos 70 m².  Ela possui os seguintes cômodos : 3 quartos, sendo um deles suíte, 2 banheiros, cozinha e sala de estar integradas, lavanderia na parte exterior e hall de dimensões reduzidas na fachada principal.

 

As proporções mínimas para a edificação desta dupla é de algo em torno de 10 metros de largura por 23 metros de comprimento.

3. Geminados modernos

Nesses geminados, o grande destaque vai para a sua fachada super moderna, que faz uma miscelânea de pedra e de madeira no revestimento.

4. Geminados solares

Essa é uma planta de geminado contendo 4 solares, de estética contemporânea, possuindo uma floreira no terceiro andar da construção e uma garagem situada no térreo.

Vale sempre lembrar que as plantas de geminados permitem a construção de duas ou mais casas no lote. Tudo vai depender do tamanho do terreno e o aproveitamento do espaço.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.