Plantas de Casas Tipo Barracão

Plantas de Casas tipo Barracão podem não ser convencionais, mas, existem e são construídas hoje a todo o vapor.

Tratam-se das famosas “casas de pequenos galpões”, sobrados ou “apartamentos populares” com espaços reaproveitáveis e funcionais.

Elas são uma alternativa interessante pra quem tem pouco dinheiro pra investir na casa própria e quer resultados mais consistentes e rápidos.

Geralmente, são construídas em fundos de quintal, anexo a outros imóveis num mesmo terreno ou reaproveitando algum outro espaço.

No entanto, não deixam de ser confortáveis, bonitas, modernas e de boa circulação, podendo receber entre três a seis moradores, a depender do tamanho.

Conceito: Plantas de Casas Tipo Barracão

plantas de barracão

Plantas de Casas Tipo Barracão (Foto: Reprodução Pinterest)

Se ainda ficou um pouco difícil de entender o modelo dessas casas, vamos esclarecer um pouco melhor.

Apesar de serem construções um pouco mais rápidas e que demandam menos tempo, ainda assim são de alvenaria e, portanto, não participam da confecção materiais como restos de madeira, latão ou recicláveis.

A ideia aqui é criar uma casa pequena, funcional e bem distribuída no menor tempo possível para que se torne apta a receber moradores.

Geralmente, essas casas são alugadas em alguns ambientes para temporadas ou, ainda, para estudantes próximos a universidades.

Algumas pessoas até mesmo unem os complexos e criam uma espécie de vila para aluguéis diversos em algumas condições salubres.

No entanto, se torna uma pouco fácil de confundir as coisas quando até mesmo alguns lugares carinhosamente apelidam a estrutura de “chalé” ou “bangalô”, a depender da organização e estrutura envolvida na construção.

Por isso, pode ser um pouco difícil entender o que realmente significa optar por plantas de casas tipo barracão, mas, não impossível.

Vamos entender um pouco melhor quando chegarmos nas plantas e pensarmos em como decidir pelo melhor caso para cada situação.

Vamos em frente?

Plantas de Casas Tipo Barracão

Num post passado, foi-se falado sobre os solteiros e casas pequenas o suficiente para receber apenas um morador ou um casal sem filhos.

Mas, como tudo aqui depende de planejamento e propósito, vale ressaltar que até mesmo plantas de casas desse tipo podem ser adaptáveis, sejam em dimensões verticais ou horizontais.

Por isso, é interessante discutir com antemão sobre o que você quer fazer com a casa que planeja construir em cima das plantas.

Se o objetivo for disponibiliza-las para aluguéis, seria interessante deixar a casa o mais objetiva possível e buscar públicos-alvos.

Mas, se a ideia de repente muda para moradia própria, você vai precisar considerar todos os fatores que irão te fazer morar ali.

Um deles, inclusive, é o modelo, onde demonstraremos dois bem populares da categoria que podem te fazer se apaixonar.

Modelo Chalé – 1 Quarto

Plantas de Casas Tipo Barracão (Foto: Reprodução SóProjetos)

O modelo chalé é um dos principais motivos de plantas de casas tipo barracão serem tão confundidas por aí.

Isso porque o charme se molda à necessidade e se adequa a pequenos espaços para trazer comodidade e qualidade de vida.

A exemplo, esse modelo foi projetado para terrenos 11×13, visando a confecção de uma casa de 35 metros quadrados, como mostra a planta abaixo.

Plantas de Casas Tipo Barracão (Foto: Reprodução SóProjetos)

Aqui, a ideia é trazer charme aliado à lazer e comodidade.

Ao entrar, mesa de jantar, cozinha e banheiro do lado esquerdo e quarto e móveis essenciais do lado direito.

Seguindo em frente, uma varanda ampla com espaço privativo onde, quem sabe mais tarde, poderia até mesmo se instalar uma churrasqueira ou algo do tipo.

Como já devem imaginar, plantas de casas desse tipo devem ser simples e objetivas com acesso rápido a todas as outras coisas.

Modelo Casa Popular – 2 Quartos

Quem pensa em plantas de casas tipo barracão entre dois e três quartos deve considerar aumentar pelo menos entre 10 a 15 metros quadrados da casa.

No entanto, o terreno pode se manter igual ou até ser reduzido para 9×13 de repente, para aproveitar melhor áreas livres, como mostrado abaixo.

 

Plantas de Casas Tipo Barracão (Foto: Reprodução SóProjetos)

Mas, esse tipo de modelo requer um pouco mais de manejo e distribuição para que as coisas não acabem saindo do controle.

Afinal, o conceito inicial da proposta é facilidade, comodidade e velocidade. Projetos elaborados demais custam mais tempo e mais dinheiro.

Plantas de Casas Tipo Barracão (Foto: Reprodução SóProjetos)

A planta do nosso exemplo de dois quartos é térrea e começa com uma entrada social que segue em linha reta até a área de serviço ou lavanderia.

Entre os corredores se distribuem quartos, sala de estar, bancada para mesa de jantar, cozinha e banheiro, mas, de acordo o terreno, muito poderia ser aproveitado do lado de fora.

Como característica desse tipo de construção, deve-se levar em consideração a natureza, já que o foco é relaxamento e disposição de facilidades.

Mas, cuidado com exageros. Afinal, as plantas desses tipos de casas são reduzidas e o foco é maior no espaço que se tem disponível para trabalho.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.