plantas de casas sustentáveis

Uma das palavras-chave que define o pensamento nesse século 21 é a sustentabilidade. Após tanto tempo e tantas ações humanas nocivas ao meio ambiente, hoje, mais do que nunca, a preocupação com o meio ambiente é notória. Atualmente, tudo o que for ecológico e sustentável como combustíveis, plantas de casas sustentáveis se torna mais interessante e também mais desejável.

Mas afinal, o que são plantas de casas sustentáveis? O que é uma casa sustentável? Qual o conceito de sustentabilidade? Por que uma casa sustentável é benéfica, interessante e importante? É o que abordaremos nesse artigo, além é claro de fornecer a vocês 5 modelos incríveis de plantas de casas sustentáveis para você se inspirar e construir a sua própria!

planta de casa sustentável

O que são plantas de casas sustentáveis?

Antes que possamos definir o que são plantas de casas sustentáveis, se faz necessário conceituar o que é sustentabilidade.

Sustentabilidade é um conceito que define todo um conjunto de ações, práticas e atividades humanos com o objetivo de proporcionar a sociedade como um todo condições de obter um pleno desenvolvimento, em todos os sentidos possíveis – econômico, social, humano, cultural, etc. – porém sempre prejudicar o meio ambiente.

Em outras palavras, é a ideia de que o crescimento da sociedade humana pode acontecer de forma que se preserve o meio ambiente, respeitando-o e cuidando dele, garantindo assim a perenidade dos recursos naturais.

Nesse sentido, a concepção de casa sustentável envolve um conjunto de conceitos que abrangem toda sorte de materiais, arquitetura sustentável, técnicas, processo, ingrediente, enfim, tudo aquilo que permita a construção de uma casa, porém com o mínimo de impacto para a natureza, para o meio ambiente.

As plantas de casas sustentáveis então são empreendimentos aplicados onde se segue a risca os preceitos de uma conscientização ecológica, aliada a necessidade de moradia que se deseja suprir em um determinado contexto populacional.

A implementação de plantas de casas sustentáveis aumenta significativamente o grau de conforto e o nível de saúde dos seus respectivos habitantes. Além disso, diminui-se os eventuais riscos de moradia, agrega muito mais valor à residência e muitas vezes acaba saindo muito mais barato do que construir uma casa comum. Em diversos casos, até mesmo os custos de manutenção e de aproveitamento são reduzidos.

Entre os diversos elementos que as plantas de casas sustentáveis podem e costumam ter, podemos elencar:

  • telhado verde;
  • sistema de coleta e de armazenamento de água da chuva;
  • Captação de luz solar;
  • Ventilação natural;
  • Materiais sustentáveis;
  • Técnicas de baixo impacto ambiental.

Modelos de plantas de casas sustentáveis

Elencamos adiante 5 incríveis modelos de plantas de casas sustentáveis para você escolher e começar a construir a sua agora mesmo.

  1. Telhado para energia solar

Uma casa que conta com um painel solar em seu telhado é um dos modelos mais conhecidos de casa sustentável. Antigamente era um tipo de instalação muito cara, mas hoje possui preços mais em conta. Ela vai assegurar energia limpa e também perfeitamente reutilizável por praticamente toda a casa. Ela possibilita também a existência de um sistema de aquecimento da água encanada da casa.

2. Sistema de captação da água da chuva

A água é um recurso infelizmente finito. Mas uma alternativa interessante para casa sustentável é um sistema de captação da água da chuva. Essa água da chuva é captada e armazenada em caixas d’água. Essa água pode ser reaproveitada para as necessidades da casa.

3. Casa contêiner

Uma casa conteiner pode abrigar uma série de soluções de sustentabilidade, como, por exemplo, posicionamento para aproveitamento da posição natural, vigas obtidas em ferro velho e assim por diante.

4. Telhado verde

O telhado verde aprimora o isolamento térmico e acústico, além de captar melhor a água das chuvas.

5. Casa com madeira sustentável

A madeira sustentável é aquela que possui certificado que atesta que ela foi extraída com vistas a preservar o meio ambiente, estimulando a extração inteligente e o reflorestamento.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.