Plantas de Casas Lateral
|Plantas de Casas Lateral ou Casas Térreas são comumente utilizadas para ambientes com no mínimo dois e no máximo três quartos.
Embora a ideia seja aproveitar todo o espaço, com ou sem inovação, muitas pessoas optam por limitar suas construções e estabelecer um ou dois projetos simultâneos.
A ideia não é ruim e pode ser utilizada para ajudar a conseguir uma renda extra num mesmo espaço, ao disponibiliza-las para aluguéis.
No entanto, nem todos ficam felizes em se tornar vizinhos e, muitas vezes, dores de cabeça frente aos detalhes da construção aparecem em ambos os lugares, não em um só.
Por isso, vamos deixar essa ideia de “repartição” de lado e nos focar num ambiente único com aproveitamento lateral.
Depois desse post, talvez você se torne apto a entender o que esse tipo de planta representa e como adaptar a sua.
Plantas de Casas Lateral: o que significa?
Como já dito anteriormente, as plantas de casas lateral são praticamente casas térreas que podem ter entre 1 e 3 quartos.
Seu diferencial está no uso externo de algum espaço, seja ele direcionado pra construção de um jardim, piscina ou garagem, por exemplo.
Geralmente, não existe um padrão específico pra tipo de cômodo, metragem ou distribuição na casa, mas, em comum existem várias áreas de circulação e um amplo espaço lateral.
Como já deu pra notar, o nome da planta segue seu modelo e assim por diante.
Mas, como em qualquer outra planta, ainda é possível criar adaptações e tornar o espaço útil bem mais agradável e harmônico.
Piscina, Espaço Livre ou Garagem?
Aqui no blog, nós batemos muito na tecla do espaço e do planejamento nos últimos dias, então, vocês já devem estar meio calibrados em relação a isso.
A puxada nesse tipo de planta vem quando você quer fazer algo diferente, mas, não necessariamente você precisa se decidir agora.
Existem pessoas que mantém o espaço livre como uma garagem, mesmo não tendo carro.
Nesse caso, o uso do espaço viria como uma espécie de “guarda-coisas” ou estacionamento de bicicletas. Algo do gênero.
Por outro lado, outros podem resolver instalar uma piscina ou até um pequeno playground pensando em filhos pequenos.
Tudo depende.
Mas, se você quer ajuda pra se decidir, considere gastos de manutenção com o que você quer criar.
Se for uma piscina, vai precisar murar, contratar um serviço de limpeza de tempos em tempos e até mesmo atentar um pouco a mais para questões de higiene.
Se optar pela garagem ou pelo espaço livre, talvez apenas alguma faxina seja o suficiente pra manter o ambiente organizado.
Mais uma vez: tudo vai depender do que você quer.
Exemplos de Plantas de Casas Lateral
Nosso primeiro exemplo vem de um terreno estreito de no máximo dois quartos e uma garagem.
Notem que vizinha à garagem, se o espaço fosse um pouco mais amplo ou não houvesse divisa entre o espaço verde e a garagem, você também poderia inovar e criar uma espécie de área livre.
Neste outro exemplo, reforçado para casas um pouco melhor distribuídas, mesmo a ideia inicial sendo de um primeiro andar – note as escadas – é possível adapta-la para térreo.
Aqui, a garagem fica na entrada e dá direto na cozinha seguida do quintal. Para adaptar essa planta, bastava trocar o espaço da escada por um cômodo, que nem precisava ser suíte em primeiro lugar.
Mas, se sua ideia de espaço é ainda maior, por que não distribuir sua casa melhor ainda?
Nesse exemplo, existem espaços livres por todo o terreno e a varanda é anexada à garagem, ganhando mais espaço.
Apesar da proposta ser inicialmente para dois quartos, você poderia reduzi-la para um e aumentar cômodos de área livre ou espaço de trabalho, como é o caso da área de serviço.
Ainda, se quisesse preservar o ambiente e sair um pouquinho da proposta de Plantas de Casas Lateral, poderia incluir um segundo andar.
Projetos com piscinas podem ser má ideia?
Apesar de termos discutido a funcionalidade e preservação da piscina um pouquinho, só isso não é o suficiente pra te ajudar a decidir se vai coloca-la ou não.
O projeto todo vai depender do seu bolso, já que são necessárias adaptações para manter a piscina limpa e funcionando.
Mas, de modo geral, como dá pra ver, plantas com piscinas geralmente pedem por uma casa maior ou uma distribuição suficiente para que faça sua instalação possível.
Tudo vai depender do que você tem disponível e quanto está disposto a investir.
Por isso, não se preocupe com a piscina agora, mas, em construir seu projeto primeiro.