Plantas de Casas Funcionais

As Plantas de Casas Funcionais são aquelas que visam não só o conforto dos moradores, mas, também a praticidade.

Geralmente, elas são compostas de ambientes pequenos filtrados para solteiros ou jovens casais, sem muitos cômodos.

No entanto, também podem se apresentar de maneira espaçada e abranger até três ou quatro quartos, contanto que a ideia original continue: praticidade.

É nesse tipo de planta que os espaços são melhores distribuídos e toda a iluminação e pontos estratégicos da casa são reaproveitados.

Para isso, em alguns casos, um arquiteto pode ser chamado para dar retoques finais ou criar o projeto para possibilitar tirar o melhor dele em menor tempo.

No entanto, levando em consideração as possibilidades de cada um, resolvemos trazer um pouquinho sobre esse tipo de projeto incrível e alternativas para aqueles sem muito tempo nas mãos.

Por que Plantas de Casas Funcionais?

porque fazer planta de casa para obra
Plantas de Casas Funcionais (Foto: Reprodução Pixabay)

Com a crescente modernização e urbanismo, cada vez menos espaço está sendo disponibilizado em ambientes movimentados para a construção.

Para as empreiteiras, a preferência recai em criar apartamentos para acomodar uma grande quantidade de pessoas e gerar mais receita.

No entanto, para os moradores, esse pode ser um empecilho mais do que importante e trazer desconforto.

Por isso, projetos de casas ainda estão em alta e, cada vez mais cresce a demanda por ambientes modernos e funcionais.

As plantas de casas funcionais possuem um atrativo que nenhuma outra tem: o aproveitamento de espaço.

Embora se assemelhe bastante com as plantas de casas do tipo barracão, seu espaço é individualizado e pode-se dizer que até é “criado” para uma determinada parcela de pessoas.

Em resumo, o projeto geralmente requer uma entrada de corredor único que leva até um quintal ou área de serviço/lavanderia.

Distribuídos pela casa ficam quartos e cozinha. A sala de estar ou jantar podem estar unidas por um único balcão ou separadas em ambientes distintos.

Havendo espaço, não é incomum que áreas livres sejam incluídas no projeto com adição de uma varanda ou um espaço amplo para colocar algumas mesas ou redes de descanso.

Pode-se dizer que lazer e funcionalidade se misturam num ambiente que lembra bastante conforto e casa de férias.

Mas, mais uma vez, isso é uma coisa que fica a critério individual e, é exatamente por isso, que mostraremos algumas plantas interessantes.

Plantas de 1 Quarto

Para aqueles que buscam conforto sozinhos ou em companhia sem filhos, as casas funcionais de um quarto podem ser uma boa opção.

planta de casa funcional
Plantas de Casas Funcionais (Foto: Reprodução Terra)

No exemplo acima temos cozinha, quarto suíte com closet, sala de estar e sala de jantar.

Mas, para deixar o ambiente mais amplo e funcional, visando aumentar a sala de estar ou colocar novos móveis, a “sala de jantar” poderia ser excluída e mais cadeiras adicionadas à bancada da copa.

Esse é exatamente o caso do nosso outro exemplo aqui abaixo, um ambiente menor com cômodos bem distribuídos.

planta de casa funcional 1
Plantas de Casas Funcionais (Foto: Reprodução Terra)

Plantas de 2 Quartos

As plantas para dois quartos geralmente visam visitas ou crianças, podendo ser adaptadas para cada situação.

A mudança aqui não é bem relacionada ao espaço do novo quarto, mas, na quantidade de áreas de circulação, já que “em coração de mãe sempre cabe mais um”.

Havendo mais cômodos, é necessário criar caminhos para chegar até eles e, na grande maioria das vezes, a depender do terreno, esse é o problema.

Com mais cômodos, geralmente, a casa pede por mais banheiros e corredores e assim sucessivamente, para suprir a necessidade.

Sendo esse o caso, é comum que as novas acomodações possam estar dispostas de maneira simplista em corredor único como demanda o modelo ou distribuídas de maneira uniforme pela casa, como mandam os exemplos abaixo.

 

planta de casa funcional 2
Plantas de Casas Funcionais (Foto: Reprodução Meu Apê)

Neste primeiro exemplo, os quartos são intercalados por um banheiro que pode ou não ter conexão.

Para aqueles que preferem coisas práticas, a conexão precisa ser estudada, principalmente porque será necessário trancar a porta vizinha e destranca-la após o uso, o que pode ser um incômodo a longo prazo.

Para aqueles menos detalhistas, sair do quarto pode não ser tão ruim assim e o compartilhamento do banheiro se tornaria mais seguro.

Note que a área de circulação foi reduzida para acomodar o novo quarto em relação às outras plantas, mas, uma ideia de melhorar o espaço seria reduzir a mesa de jantar ou troca-la por uma bancada.

E, por fim, nosso segundo exemplo aqui seria seguindo uma ideia de “vizinhança”.

planta de casa funcional 3
Plantas de Casas Funcionais (Foto: Reprodução Viva Decora)

Quartos vizinhos, banheiro compartilhado, copa aliada ou não à área de serviço e sala de estar/jantar unidas são uma ideia.

Para quem quer um quintal ou uma área de serviço mais privativa, nada melhor do que joga-la para fora numa oportunidade, mas, fica a dica.

Esperamos que tenham gostado!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.