Plantas de Casas Ecológicas

Que tal ter uma residência alinhada às práticas sustentáveis que ajudam a preservar o meio ambiente, além de ser um imóvel bastante bonito e confortável? Se você gostou da ideia, conheça as plantas de casas ecológicas sobre as quais vamos comentar no post a seguir!

casas sustentáveis
Plantas de Casas Ecológicas (Foto: Pinterest)

O mercado da construção civil tem investido em ações para tentar diminuir os impactos na natureza, e entre elas estão os projetos de casas sustentáveis, que além de beneficiarem o meio ambiente, também trazem algumas vantagens para os moradores.

As casas verdes, como elas são conhecidas, consistem em construções erguidas com materiais ecológicos e usando técnicas diferenciadas, que levam a uma grande economia, tanto na obra quanto na manutenção, resultando em um imóvel valorizado.

Como funciona a casa ecológica

Há diferentes tipos de estruturas que você pode usar em uma casa ecológica, como o telhado verde. Trata-se de uma técnica de impermeabilização da cobertura do imóvel, tornando esta área apta a receber solo fértil e vegetação. Com isso, é possível montar um jardim suspenso no telhado, contribuindo para a redução da temperatura no interior da casa.

O telhado também pode receber um sistema de coleta e armazenamento de água da chuva, contribuindo para a redução no consumo de água. O líquido coletado fica em um reservatório específico e pronto para ser usado na descarga do banheiro, limpeza da casa, lavagem do carro e outras atividades que não exijam água potável.

casas sustentáveis
Nas casas sustentáveis, a iluminação natural é bastante valorizada, como vemos neste exemplo (Foto: Pinterest)

Outro item essencial em uma casa ecologicamente correta é o sistema de captação de energia solar, através da instalação de placas especiais para captar a luz do sol, aumentando a eficiência energética e ajudando a reduzir o valor da conta.

A energia armazenada pode ser usada para aquecer a água do chuveiro ou para garantir a iluminação interna, além de outras tarefas.

Outros sistemas e materiais que podem ser utilizados

Durante a construção de uma casa sustentável, é comum valorizar a ventilação natural, fazendo algumas adaptações ao projeto para privilegiar a movimentação do ar no interior do imóvel, o que leva à diminuição do uso de ventilador e ar-condicionado, trazendo um impacto positivo na qualidade de vida e na conta de energia.

casas sustentáveis
Aqui temos um sistema de captação de energia solar em destaque, além de grandes áreas de vidro para facilitar a iluminação natural dentro de casa (Foto: Pinterest)

Os projetos de casas ecológicas também podem contar com materiais e sistemas como:

  • tijolos ecológicos;
  • telhas sustentáveis;
  • madeira de demolição;
  • bambu;
  • tintas produzidas com ingredientes naturais e atóxicos;
  • lâmpadas de led;
  • diversos tipos de materiais reciclados (vidro, metal, plástico etc).

Com relação aos modelos de plantas, uma boa iniciativa é apostar nas casas em conceito aberto, que possuem menos paredes e valorizam a utilização da iluminação natural ao máximo.

Plantas

Agora que você já sabe como a sustentabilidade pode ser aplicada na construção civil, que tal conhecer algumas plantas de casas ecológicas?

Confira os exemplos a seguir.

casas sustentáveis
(Foto: Pinterest)
casas sustentáveis
(Foto: Pinterest)
casas sustentáveis
(Foto: Pinterest)
casas sustentáveis
(Foto: Pinterest)
casas sustentáveis
(Foto: Pinterest)
casas sustentáveis
(Foto: Pinterest)
casas sustentáveis
(Foto: Pinterest)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *