Plantas de Casas de Madeira

Alternativa às moradias de alvenaria convencionais, as casas de madeira estão em alta no mercado, aparecendo como uma escolha interessante para quem procura um imóvel duradouro, elegante e que pode ser erguido tanto na cidade quanto no campo.

casa de madeira
Plantas de Casas de Madeira (Foto: Pinterest)

Muito comum nos Estados Unidos e na Europa, esse tipo de imóvel já fez sucesso no Brasil em décadas passadas, ficou esquecido durante um tempo e agora retorna com força total ao mercado, oferecendo desde projetos mais rústicos a estilos modernos e cheios de novidades.

Se você está pensando em aproveitar a tendência, não deixe de conferir as informações sobre esse tipo de imóvel que vamos passar a seguir e de ver as plantas de casas de madeira ao final do post.

Vantagens e desvantagens das casas de madeira

Uma das principais vantagens que você pode ter ao substituir a alvenaria pela madeira é a economia. Em média, os custos para fazer casa de madeira são 60% mais baratos que os de uma moradia convencional, uma vez que ela dispensa o uso de materiais como tijolos, cimento e tintas, entre outros.

Além disso, o tempo de obra é bastante inferior ao que os profissionais gastam para construir uma casa de alvenaria, algo que também contribui para a redução dos custos com a contratação dos trabalhadores. Geralmente, a moradia fica pronta em poucos meses.

casa de madeira
Elas são aconchegantes, charmosas e muito bonitas (Foto: Pixabay)

Outros benefícios da casa de madeira são a alta durabilidade (desde que escolha madeira de qualidade e faça a manutenção sugerida), isolamento térmico (mantém a temperatura neutra no interior da edificação, em qualquer estação) e aconchego (remete à natureza).

Por outro lado, há alguns contras, principalmente se o material utilizado não for de qualidade e o morador não efetuar a manutenção, o que pode levar ao aparecimento de cupins e outros insetos e aumentar os riscos de incêndio. Entre as desvantagens, também vale citar os ruídos que surgem com o tempo, ao pisar em determinadas partes.

Modelos

Não faltam opções de modelos de casas de madeira para atender aos mais variados perfis de proprietários. Se você quer um imóvel parecido com sítios ou mesmo construir uma casa no campo, as casas rústicas de madeira são a melhor escolha, podendo ter varanda, lareira e muitos outros espaços atrativos.

casa de madeira
As moradias de madeira podem ser feitas no campo e também na cidade (Foto: Pixabay)

Já para aqueles que preferem projetos mais modernos, há as casas de madeira estilo minimalista, de madeira reciclada, com fachada de vidro, estilo contemporâneo e muito mais.

Destaque também para as casas de madeira mista, que trazem parte da estrutura em madeira e parte em alvenaria ou outro tipo de material, e para as casas de madeira pré-fabricadas, que são ainda mais práticas e de rápida construção.

Plantas

Que tal conferir algumas plantas de casas de madeira e buscar inspiração para criar o seu projeto?

Veja agora.

casa de madeira
(Foto: Pinterest)
casa de madeira
(Foto: Pinterest)
casa de madeira
(Foto: Pinterest)
casa de madeira
(Foto: Pinterest)
casa de madeira
(Foto: Pinterest)
casa de madeira
(Foto: Pinterest)
casa de madeira
(Foto: Pinterest)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.