Plantas de casas com muro de vidro
|Uma das principais tendências em projetos arquitetônicos atuais, as casas com muro de vidro são bastante charmosas e modernas, contando com um material que valoriza ainda mais a fachada, conferindo beleza, leveza e elegância.
Usar vidro na construção é algo bem fácil de acontecer hoje em dia. Ele pode aparecer na fachada, no telhado, em ambientes específicos e até servir de base para todo o imóvel, para quem deseja ter uma casa de vidro, projeto que está entre os mais cobiçados entre as plantas luxuosas.
Se você tem receio em usar o material, uma maneira interessante de começar é apostando no muro com vidro, estilo cada vez mais popular, substituindo o concreto, o metal e a madeira, além de outros materiais, tanto nas casas quanto nos edifícios.
Vantagens e desvantagens do muro de vidro
As casas com vidro no muro ganham uma nova aparência, bem diferente dos muros de concreto, deixando a fachada e outras partes do imóvel bastante visíveis. E essa é umas facilidades oferecidas pelo material, pois permite ver movimentações estranhas na casa, aumentando a segurança.
Além disso, há diversas opções de vidros para escolher, de cores e modelos diferentes, que deixam o projeto mais bonito e moderno, conforme as suas preferências. Outras vantagens do muro de vidro são a resistência do material (desde que se escolha a espessura mínima recomendada), a facilidade de limpeza, a instalação rápida e a valorização da iluminação natural.
Mas também é preciso conhecer as desvantagens do muro de vidro, a começar pela perda da privacidade, apesar de a aparência transparente contribuir para inibir a ação de criminosos. Para diminuir esse problema, você pode instalar o vidro apenas em partes específicas do muro ou escolher vidros fumê e espelhados, por exemplo.
Outro ponto negativo é o preço do muro de vidro, mais elevado que a construção de um muro de alvenaria, fazendo muitas pessoas desistirem do projeto. Vale destacar ainda a possibilidade de o material favorecer o calor, funcionando como uma estufa e aumentando a temperatura no imóvel.
Tipos de vidros
O vidro transparente ou incolor é a versão mais utilizada na maioria dos projetos, por ser mais barato e apresentar facilidade de se adaptar à cor da fachada. Porém, ele deixa a fachada, a garagem e outras partes da casa totalmente visíveis para quem está de fora.
Se você procura um visual diferente, pode apostar nos vidros coloridos, lembrando de combiná-los com a tonalidade da fachada. Vidros verdes, azulados e fumê são os destaques nessa linha.
E para quem prefere manter pelo menos um pouco da privacidade, as alternativas são os vidros jateados e refletivos, que dificultam a visualização do interior da casa. Há ainda a possibilidade de mesclar o vidro com outros materiais, como a madeira, o ferro ou o concreto, o que também favorece a segurança.
Modelos
Na dúvida sobre usar o material? Veja algumas opções de plantas de casas com muro de vidro para conhecer melhor o estilo!