Plantas de Casas com Muito Sol

Plantas de Casas com Muito Sol estão se tornando uma tendência entre aqueles jovens casais com o primeiro filho ou pra quem busca tranquilidade.

Esse tipo de planta dá espaço à natureza e cria um ambiente harmônico o suficiente para se esquecer do estresse no dia a dia.

Mas, cria-la pode ser um pouco mais difícil do que se imagina.

A razão disso? Todo o processo que vem junto com a alvenaria leva em consideração detalhes e, nem sempre, eles podem ser aplicados na sua obra.

Por isso, hoje vamos trazer um pouquinho sobre esse tema inusitado pra inspirar vocês a criar um ambiente melhor ou, pelo menos, mais harmônico e próximo dessa proposta.

Pra Quem São as Plantas de Casas com Muito Sol?

projeto de casa com jardim
Plantas de Casas com Muito Sol (Foto: Reprodução Pixabay)

Embora possa parecer um pouco redundante, até mesmo esse tipo de casa possui alguma indicação.

Inicialmente, ela foi idealizada para jovens casais e seu primeiro filho, dada a carência de vitamina D e banhos frequentes na luz do sol.

Mas, com o tempo, amantes de jardinagem passaram a optar por plantas nessas condições para poderem criar melhores ambientes para seus hobbies.

Pouco depois, até mesmo casais sem filhos e pessoas que moram sozinhas começaram a sua busca para esse tipo de modelo, visando paz e tranquilidade.

E, no final das contas, ele acabou se tornando  um indicativo de harmonização para todos aqueles que quisessem um ambiente “diferenciado”.

O fato é que a entrada de luz solar não só faz bem à saúde, mas, também está muito associada a “boas energias” ou “vibrações”.

Mas, o que leva muitos a tentarem usar essa luz ao máximo é reduzir os gastos com energia elétrica durante o dia.

Por isso, a procura continua alta e cada vez mais exigências e apelos são realizados nas adaptações das plantas.

Exemplos de Plantas de Casas com Muito Sol

Como já deu pra notar, esse tipo de planta acaba sendo muito popular, principalmente entre jovens casais e solteiros.

O conceito de “viver em natureza” deixou de se resumir a um quintal ou varanda e agora se abrange a mais espaços e integração de luz solar.

Mas, usando isso de base, é preciso atentar para outro problema: você prefere o sol da manhã ou o da tarde?

Em termos práticos, digamos que você tenha uma rotina para lavar e estender suas roupas e, consequentemente, prefira que elas já estejam secas em dado momento.

Surpreso? Isso também é levado em consideração na planta, embora não seja predominantemente.

Mas, vamos deixar a posição do sol para outro dia e nos focar em exemplos bacanas que possam suprir a necessidade.

Faça Adaptações

projeto de casa com muita luz
Plantas de Casas com Muito Sol (Foto: Reprodução HomeDesign)

Nosso primeiro exemplo parte da ideia de um terraço ou sobrado que poderia ser modificado para térreo, sem problema algum.

O espaço possui uma entrada principal que dá de cara com um quarto seguido de varanda e distribui, pelas laterais, o resto dos cômodos.

Fica a ideia pra quem quer deixar a “luz entrar” de todos os lados.

Adaptações disso seriam criar um ambiente com uma quantidade excessiva de janelas aliado ou não a um quintal, por exemplo, como segue abaixo.

projeto de casa com muita luz natural
Plantas de Casas com Muito Sol (Foto: Reprodução Interior Design Ideas)

Esse modelo também tem um quarto ligado a um closet ou suíte – vide adaptação, mas, note que a iluminação principal vai para a sala de estar.

Optando por esse modelo, tenha em mente o posicionamento de aparelhos como televisão. Pode ficar difícil assistir se estiver claro demais.

Inove com 2 Quartos

Como já deu pra notar, seja por quantidade excessiva de espaço ou janelas, é possível criar seu ambiente com muito sol.

Como exemplo para os dois quartos, também trazemos uma planta com varanda que pode – facilmente – ser adaptada para térreo.

projeto de casa com muito sol natural
Plantas de Casas com Muito Sol (Foto: Reprodução Smiuchin)

O diferencial dessa planta é jogar luz solar para praticamente todos os cômodos principais: quartos, varanda – se existir ou não – e sala de estar, sem muitos excessos.

Aqui, se você quiser tornar o espaço mais amplo, pode optar por destruir as suítes e deixar um único banheiro espaçado entre os cômodos, preferencialmente próximo à cozinha.

No entanto, caso não queira abrir mão das coisas, por que não seguir pro nosso próximo exemplo?

planta de casa com muita luz natural
Plantas de Casas com Muito Sol (Foto: Reprodução Smiuchin)

Aqui, os dois quartos são suíte, os banheiros são espaçosos e existe até mesmo um armário próximo ao hall para guardar algumas coisas.

Por ser um modelo tipicamente americano, cozinha e sala de estar estão unidas e, mais a frente, ainda é possível ter uma varanda.

Viu como dá pra inovar bastante com um único conceito?

Por isso, é importante também pensar na quantidade de sol que você quer dentro de casa, por mais que não faça tanto sentido assim num primeiro momento.

Esperamos ter ajudado!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.