Plantas de casas com jardim de inverno

As casas com jardim de inverno estão cada vez mais valorizadas, trazendo um espaço diferenciado para quem não dispensa o contato com a natureza e que pode ter várias utilidades. Pensando em adotar o estilo para a sua casa nova? Saiba tudo sobre esse tipo de projeto no post a seguir!

jardim de inverno
Plantas de casas com jardim de inverno (Foto: Pixabay)

Muito comum nos países mais frios, onde é utilizado como um espaço para manter o contato com o verde mesmo durante os períodos de neve, o jardim de inverno também faz sucesso em locais onde o clima não é tão ameno, incluindo o Brasil.

Originalmente, o ambiente funciona como uma espécie de estufa anexada à casa, que serve para criar as mais variadas espécies de plantas. Mas com o passar do tempo, esse espaço ganhou novas versões, aparecendo em praticamente qualquer canto da residência, acrescentando um charme extra ao imóvel, a partir de diferentes plantas de casas com jardim de inverno.

Estilos de jardim de inverno

As formas mais tradicionais desse ambiente são aquelas instaladas em um espaço externo ao imóvel, geralmente com paredes e/ou teto de vidro, onde há muitas plantas e uma decoração toda estilizada, que remete à natureza.

Mas quem não possui tanto espaço em sua residência ou não dispõe de verba para investir em obras maiores também pode contar com esse ambiente diferenciado, fazendo jardim de inverno na sala, na cozinha, na varanda, na claraboia, no corredor, embaixo da escada ou no banheiro, entre outros lugares.

casas com jardim de inverno
O jardim de inverno é bastante charmoso (Foto: Pixabay)

A escolha entre os tipos de jardim de inverno depende do que você vai querer. Se deseja um espaço para contemplar a natureza e criar suas plantas favoritas, opte pelo modelo convencional, que pode ser usado também como espaço para relaxar e receber as visitas (basta acrescentar cadeiras, poltronas, mesas e outros móveis na decoração).

Já para quem quer apenas uma decoração diferenciada em casa ou aproveitar aquele cantinho sem utilidade, vale a pena investir em jardins de inverno pequenos, lembrando-se sempre de escolher uma parte da casa com boa iluminação natural.

Itens que compõem a decoração

A decoração do jardim de inverno varia conforme as preferências e o tamanho do ambiente.

casas com jardim de inverno
Ele pode ter muitas outras utilidades, além de decorar a casa (Foto: Pixabay)

Mas há alguns itens básicos que geralmente estão presentes em qualquer versão, como:

  • plantas de diferentes espécies;
  • vasos de vários tamanhos;
  • pedras de diversos tamanhos e cores;
  • plantas suspensas;
  • troncos de madeira;
  • painéis de madeira;
  • cascata ou pequenos lagos;
  • bancos ou cadeiras.

Com relação às plantas para usar no jardim de inverno, prefira espécies adequadas a ambientes internos, como Palmeira ráfis, minicactos, begônia, antúrio, Lírio da paz, violeta, Lança de São Jorge e Babosa de pau, por exemplo.

Modelos

Agora, trazemos alguns modelos de plantas de casas com jardim de inverno para que você se inspire ao construir a sua própria versão.

Confira!

casas com jardim de inverno
(Foto: Pinterest)
casas com jardim de inverno
(Foto: Pinterest)
casas com jardim de inverno
(Foto: Pinterest)
casas com jardim de inverno
(Foto: Pinterest)
casas com jardim de inverno
(Foto: Pinterest)
casas com jardim de inverno
(Foto: Pinterest)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.