Plantas de casas com edículas: 10 sugestões

Plantas de casas com edículas são modelos de residências bastante comuns dentro da arquitetura brasileira. E isso não vale apenas para as casas pertencentes às classes baixas e médias, mas também as casas das pessoas de classe média alta e até mesmo pessoas abastadas. As edículas são uma concepção de casa que caíram no gosto do povo.

Normalmente, nas plantas de casas com edículas, as respectivas edículas são construídas ao fundo da casa principal. O intuito disso é efetuar um melhor aproveitamento do terreno, do espaço que existe disponível. A edícula pode ser utilizada das mais diversas formas. É possível tanto morar nessa mesma casinha, quanto, por exemplo, fazer uma pequena reunião com amigos ou colegas de trabalho.

Outro uso relativamente comum das edícula é o aproveitamento inteligente do terreno a fim de que sobre mais espaço para a construção de uma piscina ou então quaisquer espaços de lazer.

Como elaborar plantas de casas com edículas

Para elaborar plantas de casas com edículas, com um projeto muito bem feito, bem pensado e inteligente, é importante contratar um arquiteto que possua, preferencialmente, uma especialidade nessa área. Assim que você contata-lo, ele irá confeccionar uma planta, de que essa maneira essa porção integrante da casa foi feita e quais são as etapas necessárias para que se dê início a essa construção.

É fundamental que você tome serviços de um profissional habilitado e capacitado para o exercício dessa função. Se, pelo contrário, você contratar alguém que não tem um conhecimento razoável do assunto, que não está habilitado e qualificado para essa atividade, os resultados desse projeto arquitetônico serão um completo desastre. Ao invés de ser uma facilitadora, essa edícula pode acabar se tornando um verdadeiro estômago.

Desse modo, além de chamar um profissional para a elaboração e a execução do projeto elaborado nas plantas de casas com edículas, é de suma relevância que você seja o mais assertivo e pró-ativo possível, ou seja, que participe de forma bem atuante durante todo o desenvolvimento do projeto.

Veja abaixo um projeto de edícula simples:

Fazendo uma planta de edícula

A primeira etapa necessária a se percorrer para implementar o seu projeto de edícula é ter consigo justamente um projeto arquitetônico para a confecção dessa peça, que nada mais é do que a planta da edícula. Normalmente a edícula, como já dissemos anteriormente, fica situada nos fundos da casa. Sua finalidade é servir como um espaço de apoio.

Você pode usar a edícula como uma espécie de espaço para jantares, espaço de convivência, salão de jogos, dependência de visitas ou até mesmo como uma área gourmet externa a casa.

Naquelas casas que possuem piscina no terreno, a edícula pode servir ainda como um local que possibilita as pessoas limparem todo o cloro do corpo, com o auxílio de uma ducha, antes que ela entre novamente no interior da casa principal.

Existe ainda também edículas com churrasqueiras. Se os modelos de plantas de casas com edículas com churrasqueiras, isso agrega muito valor a imóvel, sem falar em todo o charme que ela concede a sua residência. É um espaço bacana para a realização de festas, aniversários, confraternizações, reuniões familiares, com a vantagem que isso reduz drasticamente as chances de alguém sujar ou danificar a casa principal.

Modelos de plantas de casas com edículas

Vamos mostrar abaixo alguns modelos de plantas de casas com edículas para você ter mais ideias.

As plantas de casas com edículas são relativamente simples, em comparação com o restante da casa. Contudo, nem por isso quer dizer que ela não pode ter uma dose generosa de sofisticação e conforto, pelo contrário. Com criatividade, sua edícula pode se tornar um dos espaços mais aconchegantes da casa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.