Plantas de casas com conceito aberto

Uma das principais tendências em projetos de arquitetura modernos, a casa em conceito aberto oferece uma série de vantagens, como economia e melhor aproveitamento de espaço, tornando-se uma ótima opção para quem vai construir ou reformar e está em busca de novidades.

casas com conceito aberto
Plantas de casas com conceito aberto (Foto: Pixabay)

Estilo marcado pela funcionalidade e pela mobilidade, esse conceito reforça a sensação de amplitude em espaços reduzidos, dando uma nova cara para ambientes que precisavam de uma revitalização, além de oferecer uma maior entrada de luz natural em toda a residência.

Quer conhecer mais sobre essa tendência e conferir alguns modelos de plantas de conceito aberto? Basta continuar a leitura!

O que é conceito aberto

Surgido no início dos anos 1990, nos Estados Unidos, o conceito aberto é um estilo de projeto que privilegia a integração de espaços, ou seja, não há tantas e paredes e portas como nas plantas de casas convencionais. A inspiração veio dos prédios industriais cujos andares tinham poucas divisões, que começaram a se transformar em imóveis residenciais.

A ideia por trás do conceito é ter o menor número possível de paredes nos ambientes comuns do imóvel (cozinha, salas, área de lazer, varanda etc), com a finalidade de ampliar, arejar e integrar a maior parte dos cômodos. Por outro lado, os ambientes mais privativos, como quartos e banheiros, continuam a contar com as divisões.

conceito aberto
O estilo foi inspirado nos prédios industriais americanos que viraram imóveis residenciais (Foto: Pixabay)

Há diversos projetos de casa com conceito aberto, que podem integrar a sala de jantar e a cozinha, as salas de estar e a cozinha, as salas com a área de lazer e a cozinha ou até mesmo toda a residência. A escolha vai depender das necessidades e preferências do proprietário e do espaço disponível.

Falando em espaço, trata-se de um projeto ideal para casas e apartamentos pequenos, mas que também pode ser utilizado em imóveis maiores sem qualquer problema, ajudando a valorizá-los ainda mais. No caso de reformas, é necessário um cuidado extra com a estrutura ao derrubar algumas paredes.

Principais vantagens

Quem busca uma casa moderna pode apostar nesta tendência que tem conquistado cada vez mais adeptos ao oferecer benefícios como maior aproveitamento de espaço, graças à utilização de poucas paredes.

Confira outras vantagens da casa com conceito aberto:

  • Economia na conta de luz, pois permite aproveitar a luz natural em mais ambientes e por mais tempo;
  • Economia na obra, já que não é preciso erguer tantas paredes nem usar muitas portas e janelas;
  • Ambientes mais arejados, propiciando a circulação do ar por toda a casa;
  • Integração entre ambientes, o que proporciona também uma maior socialização entre os moradores e os visitantes;
  • Usar móveis e tapetes como divisórias de ambientes, criando uma decoração bem diferenciada.

Modelos

Ficou interessado no estilo?

Abaixo, apresentamos alguns modelos de plantas de casas com conceito aberto que podem servir de referência para a sua construção.

casas com conceito aberto
(Foto: Pinterest)
casas com conceito aberto
(Foto: Pinterest)
casas com conceito aberto
(Foto: Pinterest)
casas com conceito aberto
(Foto: Pinterest)
casas com conceito aberto
(Foto: Pinterest)
casas com conceito aberto
(Foto: Pinterest)
casas com conceito aberto
(Foto: Pinterest)
casas com conceito aberto
(Foto: Pinterest)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.