Como Fazer Plantas de Casas no Excel

No post passado falamos um pouquinho do que era essencial antes de se pensar em construir uma casa e demos exemplos sobre programas utilizados para criar as plantas. No entanto, hoje, a proposta difere um pouquinho e se resume em praticidade: vamos aprender a criar plantas de casas no Excel.

Apesar de parecer um pouco complicado, vamos dizer apenas que é necessário ter um pouco de paciência.

Afinal, a oportunidade é para todos e, aqueles em maior necessidade saberão aproveitar, mesmo que leve algum tempo pra aprender a utilizar o programa dessa maneira.

Por isso, antes de mais nada, pegue seu café e coloque umas bolachinhas próximas ao computador. Precisaremos de um tempinho pra focar.

Conhecendo a Praticidade de Criar Plantas de Casas no Excel

excel para fazer plantas de casas
Como Fazer Plantas de Casas no Excel (Foto: Reprodução)

Para quem conhece ou desconhece, o Excel é um programa auxiliar geralmente utilizado para criar planilhas, gráficos ou tabelas de organização diversificada.

No entanto, com ele, é possível programar através de células, organizar ou incorporar equações matemáticas, criar macros, incorporar projetos de visual basic e até mesmo fazer da tela uma enorme prancheta para desenho, tudo ao mesmo tempo e no mesmo lugar.

Mas, essas funções só compõe apenas o curso básico do uso do programa, dividido ainda em intermediário e avançado.

O Excel se aperfeiçoou muito desde a última versão lançada e, agora, já pode ser considerado um programa múltiplo de utilidades sensacional.

Para o nosso objetivo, isto é, criar plantas de casas no Excel, ele é um programa que não deixa a desejar e consegue entregar uma boa qualidade.

O potencial dos comandos voltados para desenhos arquitetônicos e estruturais pode ser algo que ainda está sendo estudado, mas, não deixa de ser uma opção a considerar.

Vale lembrar que a qualidade ou não de plantas desenhadas depende de quem desenha e não do programa que foi utilizado.

Por isso, antes de lavar as mãos e partir para programas mais complicados que se vendem como “de fácil manipulação”, por que não usar o que já se tem em mãos?

Vamos agora para um guia meio maçante que pode render resultados impressionantes!

Plantas de Casas no Excel Convencional com Gráficos

grafico no excel para planta de casa
Como Fazer Plantas de Casas no Excel (Foto: Reprodução – Fazendo uma Planta com Gráfico no Excel)

Primeiramente, vamos criar um arquivo e salva-lo não como “pasta 1”, mas, talvez como “planta 1”, para não perder o progresso de nada.

Basta ir no menu acima > clicar em arquivo > depois em salvar como > e escolher onde salvar o seu primeiro projeto.

Depois disso, vamos pra parte burocrática.

Passo a passo de como criar sua planta no Excel

Existem várias formas de se criar uma plantas de casas no excel, mas, a mais comum é a planta baixa. Isto é: uma planta que visualize todo o território de cima, em formato 2D.

Para faze-la, é necessário especificar duas células em x ou y (referenciais de altura e largura) e criar um gráfico de dispersão com linhas retas e marcadores, visando ter como resultado as linhas com valores específicos, como mostrado abaixo:

passo a passo para fazer planta de casa no excel
Como Fazer Plantas de Casas no Excel (Foto: Reprodução)

Depois disso, uma nova tela se abrirá e será necessário colocar nas colunas os valores de inserção para desenhar as plantas de casas no excel.

Para cada valor, uma linha é adicionada de acordo com o quadro, que tem seus números em linha vertical (para altura x) e horizontal (para largura y). Basta exemplificar até onde você quer que cada linha vá, como exemplificado abaixo.

inserir grafico no excel
Como Fazer Plantas de Casas no Excel (Foto: Reprodução)

Essa é a versão mais simples para iniciantes, então, se alguém tiver curiosidade em se aprofundar na criação de plantas de casas no excel, é só mandar um comentário pra falarmos mais um pouquinho sobre o assunto.

Afinal, esse programa é funcional e pode ser utilizado também de maneira profissional. Depende muito do que você quer fazer.

Como estamos partindo do amadorismo, é interessante que você tente criar algo próximo do que você quer. Distribua os espaços com as linhas e, depois, crie caixas de texto em cada sessão para dizer o que é o quê.

Dessa maneira, vai conseguir uma visão mais ampla da casa que você quer construir.

No entanto, caso esse modelo de plantas e casas no excel não tenha agradado tanto, temos outras alternativas.

Sugestão de outra opção: Plantas de Casas com o Microsoft Visio ou Similares

planta de casa no excel
Como Fazer Plantas de Casas no Excel (Foto: Reprodução Microsoft Visio – Excel)

Outra opção interessante é apelar para os detalhes de programas como:

  • Visio Standard 2007, 2010, 2016, 2019;
  • Microsoft Visio;
  • Visio 2007, 2010, 2013, Plan 2, Premium 2010; e
  • Visio Professional 2013, 2016, 2019; todos ligados ao Excel.

Através deles, é possível adquirir modelos de plantas residenciais – já em detalhes – e fazer remodelagens a bel prazer, tanto em relação aos móveis ou criação de novos cômodos.

A mecânica para eles é bem simples e pode ser encontrada em tutoriais da própria Microsoft, mas, se houver interesse em tutoriais, se manifestem!

Fiquem com as dicas e até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *