Como Desenhar Plantas de Casas Passo a Passo

Aprender a como desenhar plantas de casas pode ser um desafio e tanto, principalmente para iniciantes sem muita ideia do que fazer ou por onde ir.

Embora a internet esteja recheada de grandes exemplos e opções, nem sempre é possível encontrar aquilo que desejamos, o que nos leva a criar e inovar.

Sendo assim, resolvemos criar um passo a passo importante com dicas incríveis pra te ajudar a criar seu projeto do zero, sem maiores preocupações.

Por isso, pegue sua xícara de café e separe um pouco do seu tempo pra aprender de forma prática como desenhar plantas de casas passo a passo, sem dor de cabeça.

Como desenhar plantas de casas?

desenho de planta de casa
Como Desenhar Plantas de Casas Passo a Passo (Foto: Reprodução WikiHow)

Pra começar nossa conversa, o ideal seria entender primeiro o tipo de planta que você quer criar.

Infelizmente, as plantas não são universais e, dessa maneira, acabam divididas em categorias bem específicas como:

  • Plantas Baixas: geralmente representadas por um corte a um metro e meio a partir da base da casa, com pavimentos distintos por cômodo;
  • De Cobertura: também conhecida como planta de telhado e geralmente corresponde à vista superior da construção em escalas 1:100 ou 1:200;
  • Corte: complementos da planta baixa, com informações relativas às alturas dos elementos construídos, visando dimensão vertical;
  • Plantas de Fachada: idealizada para representações das vistas externas da construção;
  • Plantas de Situação: onde são dadas as informações sobre o terreno e a construção como um todo, através da vista superior do lote onde se situa a construção; e, por fim,
  • Plantas de Localização: uma vista superior externa à edificação que indica a posição da construção dentro do terreno, onde é possível demonstrar a relação entre os projetos arquitetônicos e complementares como instalação de água, esgoto e luz.

Como já deu pra perceber, grande parte das plantas são complementares umas às outras para entregar um resultado final satisfatório.

No entanto, se seu foco aqui é criar um projeto geral de como você idealiza a casa dos seus sonhos, o ideal é começar devagar.

Inicie com uma planta baixa e, posteriormente, invista seu tempo numa planta de situação, localização e, por último, fachada.

Caso o trabalho todo não agrade, não se preocupe. Existem diversas formas de se fazer isso poupando um tempo absurdo e, pra sua sorte, esse é o foco do nosso tutorial.

Quais Dicas são Importantes?

esboco de desenho de planta de casa
Como Desenhar Plantas de Casas Passo a Passo (Foto: Reprodução DreamsTime)

Inicialmente, aprender a desenhar plantas de casas não tem nada de absurdo ou fora do convencional. Qualquer rascunho se transforma numa idealização, mas, nem todo o rascunho vira construção.

Por isso, como dica número 1, o ideal é criar um esboço no papel. Designe quantos quartos, se quer ou não garagem e idealize onde será a entrada principal da sua casa.

Se você quer um closet, um quarto suíte ou uma cozinha avantajada, não deixe de incluir.

Depois disso, vamos para a parte técnica e, é aqui, que você vai comparar os parâmetros do seu terreno com o que você quer pra ver se “cabe”.

Use Programas para Desenhar Plantas de Casas

Apesar do papel já ser bem difundido na área, não tem nada de errado em apelar para as facilidades. No post passado, demos três exemplos bacanas de programas, mas, fica como dica aqui o Floorplanner.

Com ele, é possível delimitar o espaço total do seu terreno, escolher uma planta específica e começar a tirar as informações do papel, sem dor de cabeça.

Depois de passado o desenho é que você terá uma base real, em metros quadrados, do espaço que planeja dispôr para cada cômodo.

Mas, cuidado com exageros!

Adicione móveis às suas representações

Embora esse serviço pareça ser parte do design gráfico ou de interiores, ele é indispensável. Principalmente para os iniciantes.

Afinal, ao criar um cômodo para determinado fim, você estabelece dimensões, mas, será que é mesmo tão fácil encontrar móveis que combinem com o ambiente e caibam perfeitamente nele?

Com programas, é possível ter uma visão geral do tamanho ideal pra não acabar “faltando espaço” ou “ter espaço” demais.

Por isso, não se agarre ao orgulho e já decore sua casa. Além da representação visual bacana que você apresenta às pessoas, vai ter uma melhor noção do que fazer com seu espaço.

Simule pisos

Sim, essa parte é muito importante. Quem planeja um sobrado ou um espaço adicional, deve fazer uma segunda planta. Sem exceções.

O piso é bastante importante porque remete altura vertical do espaço disponível, mesmo sem querer. Além disso, é necessário considerar ambientação pra não ter problemas com infiltrações ou quebras depois.

Caso não tenham notado, algumas casas mal planejadas acabam com um piso muito quente ou um ambiente pesado. O problema é aqui.

Por fim, não se esqueça do essencial

Portas e janelas devem ser aderidas ao plano sim. Se possível, inclusive modelos com espessura designada, para que as paredes possam ter uma espessura média.

Por isso, antes de se aventurar em desenhar plantas de casas, que tal apelar para uma consulta com um Engenheiro ou Arquiteto antes?

Esse será nosso próximo assunto, então, não percam!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.