Benefícios da automação residencial para sua casa

A preocupação com as mudanças climáticas também está se refletindo no setor de construção. O objetivo não é outro senão projetar casas ecológicas e que respeitem o ambiente. Para isso, optou-se por uma orientação que permite um melhor aproveitamento da luz e do calor, utiliza-se isolamentos recicláveis ​​para poupar energia, etc. Mas o que podemos fazer para alcançar uma casa mais sustentável? A resposta está na automação residencial. 

Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da automação residencial para sua casa.

O que é automação residencial?

automacao residencial

As chamadas casas inteligentes não são mais uma novidade. Cada vez mais pessoas decidem investir em conforto e economia de energia. A automação residencial é mais do que um luxo, é um investimento de curto a médio prazo.

Automação residencial é um termo usado para se referir a casas automáticas. Portanto, a automação residencial é baseada na construção de sistemas que controlam automaticamente as diferentes funções dentro de uma casa. Consequentemente, a aplicação da automação residencial na casa é o que resulta em uma casa inteligente ou uma Smart Home.

Exemplos de automação residencial

Se você está interessado em melhorar o conforto da sua casa ao mesmo tempo em que economiza energia e ajuda a cuidar do planeta, isso vai te interessar. Se levarmos em consideração que as funções principais de uma casa inteligente são o controle de energia, o controle da temperatura e a segurança, podemos estabelecer as seguintes características que tornam uma casa inteligente:

  • Iluminação programável: o controle das luzes internas e externas de uma casa faz parte da automação residencial. Não só poderá programá-la no seu smartphone, mas também poderá adaptar a intensidade da luz de acordo com a decoração da sua casa ou com o seu estado de espírito. Por outro lado, a iluminação natural da casa também é controlada por meio de cortinas e estores automáticos que fecham ou abrem de acordo com a sua necessidade.
  • Clima inteligente: o controle de temperatura dentro de sua casa também pode ser feito para maior economia de energia. Tanto o aquecimento como o ar condicionado ou ventiladores podem ser programados para ligar ou desligar a uma hora específica e com uma temperatura previamente definida. Na verdade, existem termostatos inteligentes que coletam informações para ajustar a temperatura às necessidades de cada casa. Dessa forma, a temperatura é ajustada de acordo com as características de cada família.
  • Sistemas de segurança: a automação residencial torna as casas muito mais seguras. Para isso, podem ser instalados sistemas de segurança que protegem a casa tanto por dentro quanto por fora. Por exemplo, existem portas que não podem ser abertas a não ser por meio do reconhecimento facial do proprietário. Da mesma forma, podem ser instalados sensores e câmeras de segurança que podem ser controlados a partir de um dispositivo móvel para saber o que está acontecendo dentro de casa 24 horas por dia. Por último, existe também a possibilidade de monitorizar os dados das instalações de gás e eletricidade para avisar os inquilinos em caso de risco ou eventual perigo para a sua integridade.
  • Eletrodomésticos inteligentes: a Internet das Coisas nos permite conectar nossos aparelhos a dispositivos inteligentes. Agora a geladeira pode avisar se você tem comida prestes a estragar e sua máquina de lavar pode calcular o nível de sujeira em suas roupas para maior economia de detergente e energia. É tudo bem simples, e ainda mais quando hoje ter internet móvel é mais frequente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.