Apartamento na planta: É uma boa opção de compra?

Comprar um imóvel na planta é uma ótima opção para quem quer pagar mais barato e não tem pressa de sair da sua moradia atual, ou para quem busca a compra como uma opção de investimento.

Existem alguns benefícios interessantes por comprar uma casa ou apartamento que ainda não estão prontos, o principal deles é a economia, porém existem outros que vale a pena conhecer para ver se compensam para você.

Economia e valorização 

Um dos principais motivos do imóvel na planta valer a pena é a economia no momento da compra. Normalmente esses imóveis custam de 20% a 30% menos que os prontos para morar.

Além disso, as construtoras costumam ser bastante flexíveis com a venda na planta, pois eles precisam do dinheiro para continuar a construção dos imóveis. Por esse motivo, opções de entrada e modificação dos valores das parcelas intermediárias podem ser ajustados. 

Quando as obras terminam é normal que ocorra a valorização do imóvel apenas por ele estar pronto, e a tendência é que isso só aumente com o passar do tempo. 

Por essa razão, se a sua intenção é comprar como forma de investimento, é bem provável que você tenha um bom lucro com a venda no futuro. 

Personalização do imóvel

Outra vantagem de comprar um imóvel na planta é que ele tem a possibilidade de personalização junto da construtora, assim você recebe ele pronto para morar e ainda evita obras futuras.

É normal que as pessoas procurem arquitetos para ajudar a deixar o imóvel do jeito que desejam, até porque, comprar uma casa ou apartamento é o sonho da vida de muitos, e nada mais justo que tudo seja perfeito. Com esses projetos, algumas personalizações são necessárias, personalizações essas que podem ser solicitadas a construtora. Caso eles aceitem, basta que você acerte o valor necessário no contrato de compra, e já recebe o seu imóvel pronto para morar.

Planejamento financeiro

Enquanto o seu imóvel não fica pronto, outro benefício é que você não precisa arcar com despesas como IPTU e condomínio.

Esse fato ajuda para que você consiga se organizar financeiramente e foque inicialmente apenas nos valores das parcelas.

Além disso, vale ressaltar que os imóveis na planta, até que fiquem prontos, sofrem alterações no valor das parcelas, isso ocorre devido ao INCC (Índice Nacional de Custo de Construção), que é uma taxa de inflação da construção civil. Essa taxa é calculada com base no aumento dos custos gerais como materiais e mão de obra. Isso, faz que o valor das parcelas e consequentemente o valor total modifiquem um pouco até que o imóvel fique pronto.

Por essa razão, basta que você esteja atento e preparado financeiramente a essas modificações. Porém, mesmo com o INCC, certamente o valor e a economia de comprar um imóvel na planta ainda valem a pena.

Moderna infraestrutura

Outro benefício incrível da compra do imóvel na planta é que você garante que terá o que há de mais moderno no mercado em questão de infraestrutura.

Todas as instalações serão modernas, o próprio projeto da planta também acompanhará as tendências, e se, caso você compre um imóvel em condomínio, certamente terá infraestrutura completa, onde você não precisará sair do condomínio para ir a academia, piscina, playground, e algumas vezes, até mesmo mercado. Isso mesmo, alguns condomínios são tão completos que já vem com opção de comércio dentro deles.

Tudo isso pensando em trazer mais conforto e segurança para os moradores.

Agora que você já conhece os inúmeros benefícios de comprar um imóvel na planta e sabe que sim, vale a pena comprar dessa forma, basta que você observe se esse modelo de compra supre as suas necessidades.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.